sábado, 29 de maio de 2010

Fascite Plantar


Faltando oito semanas para a Maratona do Rio de Janeiro, fui diagnosticado com fascite plantar no pé direito, mas o pior foi ter que ouvir o ortopedista falar que desistisse de correr a Maratona em julho.

Depois de tanto tempo dedicado a Maratona, faltando dois meses, pensar em desistir não estava nos meus planos. Até porque, finalmente, cumpria todos os treinos e verificava uma evolução acentuada na minha condição física.

Estou tentando remediar o problema com aplicação diária de gelo, alongamentos, uso de uma palmilha especial, acupuntura e substituição de alguns treinos de corrida por natação e ciclismo.

Hoje vou fazer meu primeiro longão de 34 km e a depender da intensidade da dor no pé após o treino, vou verificar se desisto ou não. Não gostaria, mas cogito a possibilidade de correr a maratona em outro momento. Afinal, é preciso saber perder, para poder ganhar.



Fascite plantar e o esporão do calcâneo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fascite_plantar

Quando ocorre a lesão próximo ao osso, este pode tentar se curar produzindo osso novo. Isto resulta no desenvolvimento de um esporão de calcâneo. Sem a espora a condição é chamada de fascite plantar, apenas a lesão muscular. O esporão calcâneo é uma formação óssea reativa em forma de esporão (espícula óssea), localizada na face plantar do calcâneo (osso do pé). Pessoas com esta patologia têm dor na região plantar sob o calcâneo.

Alguns artigos dizem que o esporão é conseqüente da fascite plantar. O esporão do calcâneo faz parte do quadro e se caracteriza por um crescimento ósseo no calcâneo, mas é importante salientar que o esporão não ocorre na fáscia plantar e sim no músculo flexor curto dos dedos, o qual é adjacente a fáscia. Apenas 50% das pessoas com fasciíte têm esporão e 10% das pessoas sem dor no calcâneo também tem esporão.[2]

2 comentários:

Wilson disse...

Emanuel, tambem tive fascite plantar.

Melhorou sabe como? Fazendo banhos de agua quente (temperatura de banho quente, que nao queima a pele). Uma bacia com agua quente, pe' mergulhado nela ate' a agua ficar de morna para fria. Ai' enxugava, calcava uma meia e ia dormir.

Em 15 dias nao tinha mais dor alguma.

Fascite tem a ver tambem com encurtamento de musculatura da panturrilha. Talvez valha a pena caprichar em exercicios de alongamento antes de correr.

Boa sorte, amigo. Se for para melhor, nao corra ESTA maratona: corra a proxima, certo?

Unknown disse...

Oi Emanuel, se for esporão é melhor jogar a toalha!Estou curando um esporão posterior, e se tivesse cuidado no início, e não fosse teimoso, não estaria a 40 dias em Off! Quanto antes parar melhor a cura, difícil é nos convencer que é necessário parar...

Franco