quarta-feira, 19 de maio de 2010

Grupo de Corrida

Por Veronica Schneider, redação ONNE
http://msn.onne.com.br/esportes/materia/13245/corrida

Os grupos de corrida estão se tornando cada vez mais populares entre os brasileiros. Uma das grandes explicações é a companhia oferecida pela modalidade, pois muitas pessoas não se sentem estimuladas em praticar exercícios físicos sozinhas. Mesmo assim, o maior benefício dessa prática é a melhoria de vida e bem estar.

Estes grupos, que geralmente são formados por pessoas com afinidades, se encontram em parques aos finais de semana, no período da manhã ou no final da tarde, depois do horário de trabalho. Os grupos são sempre orientados por um profissional, que, além de instruir a equipe sobre como será o treino, dá dicas de alimentação, saúde e preparação física. Ou seja, mesmo quem nunca praticou o esporte recebe o acompanhamento necessário para ter uma vida mais saudável e, assim, prevenir-se de futuras doenças.

Para esclarecer as dúvidas dos leitores em relação à nova modalidade esportiva, ONNE conversou com o fisioterapeuta Nelson Morini, responsável pelo Grupo de Corrida Reactive, que acontece semanalmente no Parque Villa-Lobos, em São Paulo capital.

ONNE - Os grupos de corrida se tornaram populares no Brasil de forma mais rápida que em muitos países, a que fatores se deve isso?

Morini - O brasileiro é um corredor por excelência. Vários fatores contribuem para isto: clima agradável do país, aumento das informações sobre saúde, busca para tentar equilibrar o dia a dia de estresse, convívio em grupo e ambiente saudável.

ONNE - Quais benefícios a corrida pode trazer para saúde?

Morini - Melhorar a qualidade de vida e bem estar. Isto pode ser conseguido por conta dos benefícios dos estímulos corporais tais como: melhora da densidade óssea (controle da osteoporose), melhora da força e resistência muscular, melhora do sistema cardio-respiratorio-vascular. Pode prevenir doenças como o enfarto do miocárdio, o endurecimento de veias e artérias, derrame cerebral, diabetes, melhora na produção dos hormônios corporais - para os homens a testosterona e mulheres estrógeno/progesterona - e controle do colesterol.

ONNE - Qual a preparação adequada antes e depois de cada corrida?

Morini - Em primeiro lugar deve ser feita uma avaliação adequada e um programa de treinamento tanto para quem quer começar a treinar como para quem já treina. A avaliação consiste em teste ergoespirométrico para verificar a capacidade de consumo de O2 e CO2, eletrocardiograma, medição das dobras cutâneas e avaliação ortopédica. Já para as corridas, são necessários alguns cuidados tais como aquecer com alongamento e pequenos trotes para preparar o corpo para a corrida (cada indivíduo tem um tempo diferente do outro que gira em torno entre 15 e 20 minutos), se alimentar no dia anterior a corrida evitando comidas pesadas (com muita gordura). No dia da corrida, tomar café da manhã leve a base de frutas, pão e sucos e durante a corrida ingerir muita água. Se a corrida for longa, carboidrato em gel para dar mais energia. Manter o ritmo de sono e não treinar forte na semana que antecede a corrida.

ONNE - As pessoas do grupo costumam ter o mesmo perfil de idade ou de preparação física?

Morini - Em uma empresa com muitos alunos sempre se formam grupos homogêneos, por idade, gênero, nível de treinamento e competição, familiar e até mesmo sócio-econômico.

ONNE - Como alguém que nunca praticou esse esporte é iniciado no grupo?

Morini - Após a avaliação, realiza-se um programa de treinamento mediante às condições atuais do sujeito e metas/objetivos a serem cumpridos.

Nenhum comentário: