sexta-feira, 28 de agosto de 2009

A estrada Rio - Santos será percorrida pelos competidores que disputarão a 600K São Paulo - Rio de Janeiro em outubro

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Atletismo/Corrida_de_Rua/0,,MUL1222611-16723,00-PROVA+K+ENTRE+SAO+PAULO+E+RIO+DE+JANEIRO+SERA+REALIZADA+EM+OUTUBRO.html

A principal rodovia escolhida para a prova foi a Rio-Santos. Mas as peculiaridades de cada região serão exploradas e cada trecho, já demarcado, irá exigir habilidades específicas dos corredores, que serão submetidos a corridas em asfalto, terra, praia, subidas, descidas e até a trechos em mata fechada. Nas três noites do evento, as equipes serão alojadas em postos pré-determinados, nos quais se submeterão a avaliações clínicas, irão jantar uma massa e terão toda a estrutura para recuperar as energias. Os postos de descanso serão em São Sebastião, Angra dos Reis e Rio de Janeiro.

A "Corrida SP - RJ, Desafio dos 600K", será disputada por 20 equipes, cada uma com 12 atletas (dez titulares - com o mínimo de três mulheres -, além de um reserva para cada sexo). A prova é destinada a atletas amadores, que não competem profissionalmente há mais de dez anos. Os critérios para as escolhas da equipes já foram definidos.

Serão oito times de São Paulo e quatro do Rio de Janeiro, montados por assessorias esportivas pré-selecionadas dessas cidades. Essas assessorias têm a missão de reunir o maior número de corredores para avaliar os mais capacitados. Em um primeiro momento, apenas para se inscrever no processo seletivo, o parâmetro mínimo para os homens é ter resultados de 10k abaixo de 45 minutos ou meia maratona em pelo menos 1h45m. Para as mulheres, são 10k em 50 minutos ou meia maratona em 1h55m.

Ainda serão montadas mais quatro equipes regionais, que serão escolhidas depois de apurados os resultados de provas que serão realizadas pela empresa que organiza o evento em Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Belo Horizonte. Três equipes receberão convite da organização e a principal patrocinadora do evento também terá seu time inscrito. Até dia 31 de agosto todos os competidores estarão definidos.

- Nós traçamos uma meta de 17 horas de prova por dia. Como esse tempo não poderá ser ultrapassado, criamos esse primeiro corte mínimo para iniciarmos a seleção dos atletas. A prova não é para qualquer um - avisa Paulo Carelli, organizador do evento

Pelas metas estipuladas pela organização, cada equipe percorrerá cerca de 200 km nos três primeiros dias de prova, e no domingo faltarão apenas os últimos 10 km. Já estão demarcados os trechos a serem percorridos e, em média, cada atleta da equipe correrá, cerca de 20 km por dia, entre sexta-feira e sábado.

Nenhum comentário: