terça-feira, 4 de agosto de 2009

Depoimento - Maratona do Rio de Janeiro 2009


RELATO DE UM MARATONISTA

Pensando que já havia sentindo tudo de bom que a corrida oferece, eis que me aparece a idéia de correr uma MARATONA. Essa idéia surgiu tão forte que logo em seguida já comecei a preparação para encarar os treinos e digo com toda firmeza que o mais difícil não é correr a maratona e sim suportar 16 semanas de treino pesado de segunda a sábado com a finalidade de se obter a resistência física necessária para esse desafio, então a dica básica é seguir rigorosamente sua planilha de treinos. A ansiedade é enorme pois a cada treino um plano é traçado. Para se preparar pra uma maratona você tem quer ser diciplinado (várias vezes saímos pra correr as 03:30 da manhã pra evitar o sol e o transito), aprender a ouvir piadas, tipo, “pra que isso?”, “você vai ficar doido!”. Poucos são aqueles que te incentivam e você vai ter que sacrificar os fins de semana já que os treinos longos são a base da preparação. Você tem que esta FOCADO!!!!

Estratégia montada, treinos concluídos só falta mesmo agora é soar o alarme da largada e pisar no tapete pra ter inicio a tão sonhada maratona, e assim aconteceu, todos aglomerados e felizes sabendo que só faltavam 42 km de prazer, dor, cansaço e satisfação!!!! Tive a oportunidade de correr mais da metade da prova com o amigo Edmilson, veterano e experiente em maratonas, fomos juntos ate o km 32, daí pra frente não consegui mais acompanhá-lo. O belo percurso da prova é diretamente proporcional a sua dificuldade, pois de uma hora pra outra, tudo que parecia estar tudo bem, muda tão depressa que você fica a se perguntar como isso é possível, já que minutos antes tudo corria bem, foi ai que eu percebi o que tinha acontecido neste momento, eu forcei demais num ritmo fora do que eu havia treinado, e faltava tão pouco, mas sabia que se eu não diminuísse o ritmo, não conseguiria terminar a prova. Numa prova longa como esta tem que se trabalhar muito o psicológico e pensar sempre nos km que já foram percorridos e jamais pensar nos km que faltam!!!! Após passar o km 35 percebo que muita gente se arrasta atrás de um objetivo que para muitos não vale a pena tanto esforço e percebo também que está cada vez mais próximo de se entrar no Seleto Grupo de Maratonistas e vejo que tudo valeu a pena, cada gota de suor derramado, cada dor sentida, cada fim de semana “perdido”, mas ainda não acabou, preciso concluir a prova, mas já tenho certeza que o fim esta próximo, mais algumas passadas e BINGO!!! Finalizei minha participação na belíssima Maratona da Cidade do RJ 2009 com um tempo liquido de 03h34min, confesso que o alivio e a satisfação é tão grande que não consegui segurar as lágrimas. PARABÉNS... pra todos... Aproveito este espaço pra agradecer a DEUS por fazer deste sonho uma realidade e ter me dado a força necessária pra encarar este desafio, quero agradecer também a meu pai (Wellington) pelas vezes que nos acompanhou nos longões (de madrugada, de noite, em qualquer horário que eu precisa ele estava ali pra nos dar água e uma palavra de motivação, a meu amigo de treino Nivaldo Pereira (que também concluiu bravamente esta maratona), aos amigos, Flavio, Edmilson e Francimar (todos concluíram com mérito deste evento), a Natal Runner do Prof. Walter Molina que elaborou todo nosso treino e a todos que direta e indiretamente contribuíram pra essa conquista. TUDO É POSSIVEL!!!!!

WENDELL VENTURA

Um comentário:

Unknown disse...

Lendo essas palavras do colega de corrida Wendell , da uma vontade louca de continuar treinando... Faz até a frase de Obama ter sentindo yes, I can!
Parabéns!!