domingo, 2 de agosto de 2009

Depoimento - Meia Maratona das Cataratas


Natal, 02 de julho de 2009, às 03h10min, Aeroporto Internacional Augusto Severo.

Em companhia da minha esposa e do meu filho de cinco anos, eu embarquei com destino à Foz do Iguaçu/PR, local que escolhi para correr a minha primeira meia maratona, a III Meia Maratona das Cataratas.

Antes do embarque um problema, até então eu nunca tinha entrado num avião, o motivo, pânico de voar, mas para correr a prova era necessário enfrentar essa fobia. Tirei de letra. De Natal/RN, conhecida como a cidade do sol, para Foz do Iguaçu, bem fria nessa época do ano, são aproximadamente “3550 quilômetros”. Talvez eu tenha sido o participante proveniente do local mais longínquo.

No percurso um pequeno contratempo, por conta da neblina o aeroporto de Foz ficou mais ou menos 12 horas fechado para pousos e decolagens. O resultado foi de dar pena, o meu filho passou cinco horas dormindo nas “confortáveis” cadeiras do aeroporto de Guarulhos/SP. Mas, na vida nem tudo é tão ruim que não tenha um lado bom, na sala de embarque, enquanto aguardava a conexão, conheci o simpático e prestativo casal de São Vicente Sérgio e Tereza, corredor de rua de meia idade, que também estava na expectativa do embarque rumo à segunda Meia Maratona das Cataratas.

Na chegada em Foz do Iguaçu, por volta das 13h30min, ainda no avião, pude visualizar a beleza da cidade, da hidroelétrica de Itaipu, da Cidade Del Leste, da Ponte da Amizade e dos hotéis que margeiam a rodovia onde é realizada a prova.

No caminho do aeroporto até o hotel, escolhido mediante indicação da revista, o Bella Itália, constatei as inúmeras subidas e descidas do percurso, tudo apontando para uma prova desafiadora.

A cidade de Foz de Iguaçu é um caso à parte, sendo uma verdadeira “Torre de Babel”, onde pessoas das mais diversas nacionalidades, etnias e religiões convivem em harmonia, dando um exemplo de amizade, tolerância e respeito mútuo tão em desuso no mundo atual.

No Hotel Mabu, local da organizada retirada do kit, em meio ao burburinho causado pela presença dos inúmeros corredores, para a minha surpresa e contentamento, tive a alegria de conhecer o Tomaz Lourenço, que estava acompanhado de uma senhora que creio eu ser a sua esposa, ambos extremamente simpáticos e solícitos, ocasião em que tirei uma foto ao seu lado, não podia perder a oportunidade de registrar o encontro, pois, como falei na hora, ele e a Contra Relógio eram os responsáveis pela minha presença na Meia Maratona das Cataratas.

A prova, como bem salientou a Contra Relógio, é única, a largada é realizada ainda ao amanhecer, o percurso possui certo grau de dificuldade com subidas e descidas constantes, desafiando ainda mais o corredor, a organização é impecável e, o gran finale, a visão privilegiada, encantadora e estimulante das Cataratas do Iguaçu recepcionando os corredores para o sprint final.

No meu caso, para abrilhantar ainda mais o evento, a minha torcida organizada, o meu filho de cinco anos, que estava esperando com a minha esposa nas imediações da chegada, entrou na pista nos últimos cem metros, apesar da chuva que caía no momento, e disse: “Pai, vou correr com você até a chegada”. Cruzamos juntos para minha emoção a linha de chegada da III Meia Maratona das Cataratas, em 02h00’25”.

Enfim, quem nunca correu uma meia maratona deve considerar debutar na distância na corrida de 2010, quem já é acostumado deve experimentar essa prova, tanto pelo percurso desafiador, pelo encantamento da chegada ao lado das Cataratas, como pelo prazer de correr dentro do preservado Parque Nacional do Iguaçu, por tudo isso espero, e começo nesse instante a contagem regressiva, correr a IV Meia Maratona das Cataratas em 2010.

(Cláudio é um parceiro de treinos e corridas em Natal).

Um comentário:

Acorrefoz... disse...

olá amigo
Desculpa a invasão, mas estava navegando na net e qdo me deparei com depoimento seu a respeito da meia das cataratas..
nossa eh emocionante..
fiquei honrada com seu depoimento e dos elogios da minha cidade e da meia..
realmente ..tdo q vc diz eh pura verdade...emoção sem igual..
eu corri as 3 edições...e toh indo para a quarta...mas a emoção como se fosse a primeira..

espero vc novamente para correr sua segunda meia maratona das cataratas..
ahh..desculpa..espqueci de me apresentar...meu nome Reem, sou secretaria de uma associação chamada ACORREFOZ..corredores de rua de foz do iguaçu..e tbm ajuda na divulgação da meia...

seja bem vindo vc e sua familia aki em foz....

Abs.
Reem