domingo, 18 de julho de 2010

7 conselhos para correr como nunca

http://runnersworld.abril.com.br/noticias/7-conselhos-correr-como-nunca-247929_p.shtml
Correr é um exercício mecânico e parecer ser fácil evoluir. A situação não é bem assim. Treine seguindo nossos conselhos para ficar mais fácil detonar suas marcas.

1 - Vá lentamente
Saber como rodar é importantíssimo. Parece simples, mas muitas pessoas erram nas rodagens. O primeiro e mais importante fator é a impaciência, que pode gerar todos os demais erros. Se pretende melhorar seus resultados rapidamente, exagerar com rodagens longas demais e ritmo excessivamente forte, não adiantará nada. O importante é não ter pressa. Nosso organismo tem uma capacidade de assimilação impressionante e pode chegar a resultados incríveis mas sempre que lhe transmita os estímulos e treinos em pequenas doses.

2 - Saiba correr em progressão
O ritmo das rodagens deve ser progressivo, começando de forma suave (cômodo para correr falando com seu companheiro). Esta progressão sempre é relativa. Nas corridas normais de uma hora, a progressão deve ser leve, e, mais forte na parte final. Os ritmos devem ser executados de acordo com os resultados obtidos nos testes de esforço ou em relação à frequência cardíaca máxima de cada um. Para controlar melhor o ritmo, prefira correr em lugares sem muitas subidas íngremes, parar ou dar voltas em circuitos muito curtos. A mente tem um papel importante no treinamento, por isso, é essencial tentar relaxá-la, fazendo com que os pensamentos voem.

3 - Varie
Tente fazer os treinos de rodagem em lugares com subidas e descidas, mas sem grande desnível. Desse modo você fortalecerá as pernas.

4 - Torne o descanso parte do treino
Nenhum corredor precisa treinar mais do que cinco dias por semana e nunca mais do que quatro dias se corre uma maratona acima de 3h45min. É necessário intercalar um dia de descanso total após dois ou três treinos. Para começar a correr, o suficiente é treinar três vezes por semana. Descansar faz parte do treinamento. Aqueles que se submetem a treinos muito fortes poderiam realizar uma massagem de relaxamento dos músculos a cada no mínimo 15 dias. O ideal seria uma massagem por semana durante um mês e meio antes à disputa da maratona.

5 - Seja paciente
Um grande erro que encontramos entre os corredores é não ter paciência. A chave é não ter pressa para alcançar as melhoras desejadas e buscar atingir o objetivo sonhado a médio ou longo prazo. Não tenha pressa enquanto se torna um corredor maduro. São necessários entre 7 e 10 anos de treino continuado para conquistar a plenitude como corredor.

6 - Alongue mais e melhor
É fácil aprender a execução correta dos alongamentos. A maneira mais adequada é alongar com uma tensão relaxada e constante, com atenção nos músculos que estão sendo alongados. A forma incorreta é alongar pressionando bruscamente o alongamento que provocará dores no músculo, o que pode causar mais lesões que melhoras. Quem se alonga com movimentos bruscos e excessivos gera um reflexo nervoso que faz os músculos se contraírem, um mecanismo de defesa para evitar lesões. Por isso, se forçarmos demais no alongamento teremos o efeito contrário ao pretendido.

7 - Varie o terreno
É um erro muito comum aos iniciantes em corrida treinar demais no asfalto. Por ser um terreno duro acaba provocando maior risco de lesões. O ideal é treinar também em terrenos de terra ou grama alternando com asfalto e concreto.

Nenhum comentário: