terça-feira, 22 de junho de 2010

Tipo de pisada


Por Simone Sarti
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/tenis_para_caminhada.htm

Mesmo que você não sinta dores ou desconforto ao caminhar ou correr, saber como pisa, pode fazer grande diferença na hora de comprar um tênis e também na hora de se exercitar. Se não for para diminuir algum desequilíbrio, será para aumentar ou melhorar a performance do atleta ou não. Tanto na caminhada como na corrida , cada um tem seu próprio estilo e características bem individuais. Escolher o tênis adequado vai inclusive ajudar a diminuir o risco de lesões.

A forma mais comum e acessível de se descobrir que tipo de pisada é a sua, são os aparelhos instalados nas grandes lojas de esportes. São feitos em esteiras equipadas com filmadoras ou com eletrodos colocados em pontos específicos do pé, tornozelo e panturrilha ('batata da perna') e fazem uma análise de alinhamento e angulação. Esses testes porém não são 100% confiáveis.

Se você já tem alguma fragilidade, sente desconforto ou dores, é melhor procurar um local especializado para fazer a baropodometria, que é o estudo da pisada e por consequência da postura. É um sistema computadorizado de alta tecnologia que analisa as pressões e forças desenvolvidas na região plantar de ambos os pés, através de uma palmilha bem fina ligada ao computador, que capta exatamente os pontos de pressão e distribuição do peso. O teste é feito correndo andando e parado, com tênis e descalço, nos dois pés e individualmente.

Os três tipos de pisada

O resultado vai determinar com precisão se você é um:

- Pronador: tende a iniciar o movimento com a parte mais interna do calcanhar, apoiar mais a borda interna e finalizar o movimento mais na área do hálux (dedão);

- Supinador: tem um apoio maior na parte externa do calcanhar, seguindo pela borda externa do pé e o impulso final se dá mais nos últimos dedos;

- Neutro: o início da pisada abrange todo o calcanhar, segue uniforme por todo o pé e o impulso final é dado com apoio nos três últimos dedos.Tendo os resultados em mãos, é indicada uma palmilha específica que você vai usar no seu tênis, que será indicado também pelo especialista. Portanto nessa relação entre tênis e pés,existem fatores de grande importância.

Um comentário:

wania martins disse...

Emanuel, boa noite!

conheci seu blog através de uma amiga que me incentivou a correr..nos conhecemos na academia onde treinamos há quase 3 anos e , ano passado ela me convenceu a acompanhá-l na corrida Natalina.

Desde então venho sempre consultando as dicas do seu blog que está cada vez melhor!

Primeiro acesso o seu e depois da Corpore, que conheço desde a época que morava em sampa..tenho vários amigos que são associados ;)

Obrigada pelas dicas.
Parabéns e muito sucesso,
Wania