segunda-feira, 26 de abril de 2010

Para alguns, pesar menos não significa correr mais

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/newyorktimes/ny2604201019.htm
Por GINA KOLATA
Como saber quando perder peso passa a afetar o desempenho

Em seu novo livro, "Racing Weight: How to Get Lean for Peak Performance" ("O peso da corrida: como ficar magro para um desempenho máximo"), o nutricionista esportivo Matt Fitzgerald relata a sua experiência numa esteira especial antigravidade, a AlterG, que usa uma bolsa de ar para erguer o corpo, permitindo que, na prática, você reduza o seu peso enquanto corre.

Ele começou sem a assistência da máquina e, depois, correu ajustando-a para ficar 10% mais leve. "A sensação foi de que eu havia ficado 10% mais em forma", escreve. Correr no ritmo habitual de repente se tornara algo "absolutamente sem esforço", "como uma corrida normal, só que muito melhor".

Fisiologistas do exercício concordam que, se o seu esporte é particularmente afetado pela gravidade -corrida, pedalar morro acima-, você é penalizado pelo excesso de peso. Mas qual é o peso ideal para o seu esporte? E que diferença fará se você alcançá-lo?

Beth Parker, diretora de pesquisas em fisiologia do exercício no Hospital Hartford, de Connecticut, disse que, para os corredores, a regra geral é de que uma redução de 1% no peso leva a uma melhora de 1% no desempenho. Então por que não ser o mais magro possível? O problema é que todo o mundo tem um ponto a partir do qual uma maior perda de peso leva a um pior desempenho, disse Mark Tarnopolsky, fisiologista e pesquisador de metabolismo muscular da Universidade McMaster (Canadá). Quando era estudante, ele viu o delicado equilíbrio entre perder peso suficiente ou demais. Ele e seus amigos faziam experiências, perdendo ou ganhando peso e então testando seus VO2 máximos, um indicador da capacidade do organismo de levar oxigênio para os músculos durante o exercício.

Teoricamente, quanto menos você pesa, maior será o seu VO2 máximo com relação à massa corporal.

Tarnopolsky disse que obteve seu melhor VO2 máximo -86 ml de oxigênio por quilo de massa corporal- quando pesava pouco menos de 70 kg. "Como qualquer um, eu disse: 'Talvez se eu perder alguma gordura corporal ele suba'", contou. Ele, então, reduziu seu peso para 69 kg. Para sua surpresa, o VO2 máximo diminui para 82.

A provável razão, segundo ele, foi ter atingido um ponto em que seu organismo começou a queimar proteína muscular para se abastecer. Ele ficou mais fraco, e seu desempenho piorou, embora tivesse perdido peso.
Muitas vezes, o único jeito de saber seu peso ideal é por tentativa e erro.
Meu técnico de corrida, Tom Fleming, ex-corredor de elite, afirmou que sempre diz aos seus atletas que "o peso perfeito é o peso com o qual você está no dia em que faz sua melhor marca pessoal". Segundo ele, "seu corpo lhe dirá" quando chegar ao peso ideal, e, então, "você vai se sentir rápido, vai correr rápido".

Nenhum comentário: