quinta-feira, 4 de março de 2010

Benefícios e Limitações da Pré-hidratação

LAMB D. R., SHEHATA A. H. Benefícios e Limitações da Pré-hidratação. Sports Science Exchange. Gatorade Sports Science Institute , v. 12, n. 2, out/nov/dez. 1999. Disponível em: http://www.gssi.com.br/artigo/57/sse-24-beneficios-e-limitacoes-da-prehidratacao

Principais tópicos
- Todas as pessoas, inclusive os atletas, quando iniciam uma atividade física com um volume de água corporal abaixo do normal, estão sujeitas aos seus efeitos adversos na função cardiovascular, na termoregulação, e no desempenho atlético.
- O aumento da quantidade de água do organismo acima do normal, tornando-o bem hidratado, bebendo líquidos momentos antes dos exercícios, também melhora as funções cardiovasculares e a termoregulação, principalmente quando não é possível a ingestão adequada de fluidos durante os exercícios.
- Dependendo das circunstâncias, e para garantir que o organismo está bem hidratado, é recomendável a ingestão de pelo menos 500 ml de fluidos antes de dormir, na noite que precede os exercícios, e pelo menos outros 500 ml pela manhã, logo ao acordar. É aconselhável ingerir de 500 a 1000 ml de líquidos cerca de 1 hora antes do evento, e também uma ingestão adicional de 250 a 500 ml de fluidos 20 min. antes dos exercícios para garantir uma saturação de líquidos no corpo.
- O tipo de fluido a ser ingerido é de suma importância. Os fluidos contendo carboidratos (fonte de energia) e pequenas quantidades de cloreto de sódio (para manter a sede e reduzir a formação de urina) apresentam efeitos benéficos superiores aos da ingestão apenas de água potável. A adição de glicerol na bebida hidratante no período pré-exercícios não apresenta nenhuma vantagem, muito pelo contrário, pode ocasionar dores de cabeça e náuseas.

Nenhum comentário: