quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

6 opções no Brasil para os 42,2 km

Revista Contra-Relógio
http://www.revistacontrarelogio.com.br/materias/?6%20op%E7%F5es%20no%20Brasil%20para%20os%2042,2%20km.357

Não temos muitas maratonas, é verdade, mas as que temos são muito boas em termos de organização. Para os brasileiros tornam-se uma opção prática e econômica, mesmo porque existem poucas alternativas na vizinhança, ou seja, Buenos Aires, Santiago, Punta del Este e Quito.

Para os que estão em busca de um bom resultado ou para os que querem estrear na distância com menos dificuldade sem dúvida a prova de Porto Alegre é a mais indicada, pelo seu percurso quase todo plano e principalmente pela temperatura, que costuma variar entre 10 e 16 graus, portanto excelente para boas marcas.

O inconveniente para grande parte dos interessados de outras regiões do país é a distância da capital gaúcha, exigindo gastos com viagem. Mas atualmente sabe-se que a compra de passagem aérea com bastante antecedência garante preços bem em conta, daí que aqueles interessados em estar lá dia 24 de maio já podem ir planejando sua ida.

Antes, dia 19 de abril, teremos a Maratona de Florianópolis, também muito boa para resultados rápidos, pelo trajeto todo plano, ficando apenas a dúvida quando ao clima no dia, que pode ser muito favorável, como no ano passado com chuva, ou mais quente, prejudicando os corredores que completam acima de 4 horas. Daí, nosso apelo por largadas bem cedo, o que aconteceu na capital catarinense.

Depois de Floripa e Porto Alegre é a vez de São Paulo realizar sua maratona, dia 31 de maio. Única televisionada ao vivo para todo o Brasil, pela Globo, a prova paulistana tem um percurso até razoável, mas como a largada é às 9 horas (em função da TV), geralmente os corredores mais lentos sofrem na segunda metade dos 42 km. Dessa forma, resta torcer para que o clima no dia ajude, com bastante frio, o que não é difícil de ocorrer no fim de março.

Chegamos então à prova do Rio de Janeiro, dia 28 de junho, a mais internacional de nossas maratonas pela grande e diversificada participação de corredores amadores estrangeiros (354 no ano passado, sem contar outros 191 na meia que acontece junto). É sem dúvida a com percurso mais agradável e quase toda plana, tendo apresentado bom crescimento nos últimos anos. Poderia se tornar a maior de nossas maratonas (como nos anos 80) se antecipasse as largadas para bem cedo. Mantido os horários que vem praticando, dificilmente os que completam em mais de 4 horas deixarão de ser prejudicados pela elevação da temperatura depois das 11 horas.

Dia 27 de setembro acontece a terceira edição da Maratona das Águas, em Foz do Iguaçu, prova de enorme potencial turístico e conseqüentemente com tudo para crescer, por sua chegada ao lado das Cataratas do Iguaçu. O percurso não é grande coisa, já que é quase todo ondulado, mas como o que mais afeta a performance é o sol e o calor, as largadas ainda mais cedo ajudariam os corredores e a prova teria maior número de inscritos.

Por fim, a Maratona de Curitiba, dia 22 de novembro, também com percurso pouco favorável e que igualmente deveria dar atenção à questão do horário de saída. A excelente e ampla premiação é um forte atrativo, mas na prática interessa a uma minoria, daí ser fundamental fazer largadas logo cedo, para que a prova cresça em participantes.

Nenhum comentário: