quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Maratona - 1.ª semana de treino.

Depois de vários meses treinando de forma irregular ou não treinando, comecei o ano comprometido com o objetivo de correr a Maratona. Para tanto, resolvi cumprir rigorosamente a planilha de treinos.

A primeira semana foi de adaptação do corpo aos treinos. Fiquei bem cansado. Chegava em casa, jantava e logo já estava com vontade de dormir e mesmo dormindo às oito horas diárias, ainda ficava com sono ao longo do dia. Porém, já senti esta sensação quando (re)comecei a treinar outras vezes. Depois de um tempo, o treino não provoca tanto cansaço.

Só tenho quatro dias para correr (noite) e vou para a maratona com apenas estes treinos semanais, por isso pretendo não perder nenhuma das atividades propostas. Nos outros dias faço yoga(casa) ,pois não dá tempo de correr.

O treino começou com : 1) 12 tiros de 400m com intervalo de 1 minuto em um ritmo de 1 minuto e quarenta segundos. Não consegui manter o ritmo de 1´40´´, chegou a aumentar uns 5 segundos; 2) 12 km. Fiz 3 km de manhã cedo e o restante à noite; 3) 10 km. Na rota do sol; e 4)16 km (longo). Em Petrópolis, com muitas ladeiras. Distância percorrida na semana : 46 km

Primeira semana. IMC = 24,5. Índice de gordura = 16,75%.

"Ou você se compromete com o objetivo da vitória, ou não." (Ayrton Senna)

4 comentários:

jailson f. barreto disse...

Parabéns pela garra. As vezes sou indisciplinado mas será muito bom acompanhar seus treinos pois me incentivará a treinar mais neste ano de 2010. continue postando aqui, pois sei que vai ajudar a muita gente como eu.

Unknown disse...

Parabens pelo blog, muito bom. Uma dúvida qm montou tua planilha? tou me recuperando de uma lesao e acho q ela foi provocada por treinos errados e irregulares. Assim talvez seja melhor eu ir atras de uma planilha bem elaborada para nao enfrentar mais lesoes.

Forrest disse...

João,
Quem faz minha planilha é o Walter Molina. Foi ele que preparou o treino do pessoal que correu a maratona do RJ (ano passado)e todos conseguiram correr bem (abaixo de 4 horas). O email dele é wslmolina@hotmail.com e o telefone 9949-1412.
[ ]´s Emanuel

Anônimo disse...

É isso aí Emanuel, vamos nos dedicar ao méximo para tentarmos completar essa grande desafio em nossas vidas. Estou sentindo muito cansaço físico. Está semana tive que interromper os treinos por está sentindo uma dor de cabeça muito forte. Mais semana que vem estarei firme e forma.