quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Importância da avaliação biomecânica da corrida

Por Instituto Cohen
http://www.ativo.com/Esportes/Pages/Importanciadaavaliacaobiomecanicadacorrida.aspx

Está comprovado que algumas lesões são causadas por erros no gesto esportivo, e aí está a importância da avaliação através de programas específicos

Introdução
A corrida vem se apresentando como uma das modalidades esportivas que mais cresceu nos últimos anos no Brasil, com aumento vertiginoso do número de provas e principalmente dos corredores amadores. Isso se explica devido ao seu baixo custo e conveniência, já que se trata de um esporte independente.

Devido a esse aumento do número de corredores, houve também um grande aumento do número de lesões causadas pela corrida. Apesar dos efeitos benéficos da corrida em relação ao bem estar físico, a taxa de incidência desse esporte é alta.

Estudos demonstram que de 30 a 70% dos corredores profissionais ou amadores sofrerão durante o período de um ano. Dor no joelho, canelite, fratura por stress, síndrome do trato iliotibial e fasciíte plantar são as lesões mais frequentes nos corredores. Entre as causas mais freqüentes relacionadas a essas lesões estão os erros de treinamento, fatores anatômicos, superfícies e calçados inadequados e erros na biomecânica da corrida.

Dentro desse contexto, surge a importância da avaliação biomecânica da corrida, já que está comprovado cientificamente que algumas lesões são causadas por erros durante o gesto esportivo, e a identificação desses erros só é possível com uma avaliação detalhada através de programas específicos. A avaliação da corrida nos permite identificar também o tipo de pisada dos corredores, sendo de grande auxilio na escolha do calçado esportivo ideal e na indicação de palmilhas proprioceptivas.

Como é realizado?
A avaliação biomecânica da corrida é realizada através da filmagem do atleta com utilização de marcadores anatômicos realizando sua corrida na esteira, e posteriormente a análise é realizada pelo fisioterapeuta com a utilização de um software específico para a análise do movimento.

O que é analisado?
Na avaliação biomecânica da corrida, além da análise da pisada, é analisada a angulação de tornozelo, joelho, quadril e inclinação pélvica; posição do tronco; distância do passo e da passada e cadência da corrida.

Quais os objetivos da avaliação?
A avaliação da corrida tem como objetivo identificar e compreender os mecanismos causadores das lesões nos corredores profissionais e amadores; auxiliar na correção da biomecânica da corrida nos corredores iniciantes para evitar lesões futuras e aprimorar a biomecânica da corrida dos corredores profissionais na busca da melhora da performance.

Dessa forma, a análise da corrida aparece como uma ferramenta essencial tanto para aqueles que estão iniciando a corrida e precisam de uma orientação para o calçado adequado e correção do gesto esportivo para prevenção de lesões futuras, assim como para os corredores amadores e profissionais que objetivam a prevenção de lesões e melhora do desempenho esportivo.

Nenhum comentário: