quinta-feira, 2 de julho de 2009

Depoimento - Maratona do Rio de Janeiro


Emanuel,

Meu vocabulário não possui palavras pra descrever a emoção em completar essa prova. Foram semanas de treinos intensos. Perdi a conta de quantos "não" distribuí aos familiares e amigos quando me convidavam para aquela cervejinha ou para um simples encontro: "Não dá, tenho treino". Sofri muito com isso, mas a vontade de me superar era maior, sem falar nos benefícios que já visualizava: qualidade de vida, 17Kg a menos, os amigos que fiz, disposição... Poderia passar horas descrevendo.

Chega o grande dia e lá estou eu, junto aos mais de 15.000 corredores que se aglomeravam pela orla do rio de janeiro esperando o tiro de largada. Pelas ruas, o povo gritava e aplaudia todos que passavam, crianças corriam tentando acompanhar ou ficavam ali paradinhas com o braço estendido esperando que alguém tocasse a mão delas.

O percurso, dito por muitos como o mais bonito do mundo até que dá pra ser admirado no início, mas depois dos 30Km as dores aparecem com muita força e o que vale mesmo é a energia do povão te empurrando para linha de chegada, nunca pensei que gritos de incentivo fossem tão importantes, teve gente colocando banquinha na frente de casa para distribuir gelo no finzinho da corrida, há como aquele gelinho me ajudou.

Após a terceira hora de prova a única coisa que eu queria era ver a placa com o número 42 estampado nela, o sol já queimava a pele e a energia já não era a mesma do início, queria mesmo concluir e isso seria feito nem que fosse me arrastando, graças a Deus não foi preciso.

Corri os últimos 3Km com dois senhores que pareciam meninos, tamanha a disposição, um deles tinha caído e o joelho já sangrava bastante, mas isso não era problema pra quem estava na 26ª maratona, colei neles e terminamos juntos e olhe que ainda fui o terceiro.

Realmente não tenho como descrever a sensação, pense numa coisa boa e multiplique pelo maior número que conseguir visualizar, acho que chegará próximo. Valeu muito, tudo. Foi apenas a primeira de muitas, quero sentir essa sensação por mais algumas dezenas de vezes, em vários lugares diferentes, conhecendo pessoas diferentes e aprendendo um pouco com cada uma.

Agradeço a Deus pela saúde que me permitiu a realização desse sonho e a todos os amigos que torceram e treinaram junto comigo.

Nivaldo

Nenhum comentário: