segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Depoimento - Meia Maratona de Natal

Deu tudo certo!

A ansiedade tava grande mal consegui dormir na noite anterior. De manhã tive dificuldade pra me alimentar, mas consegui comer duas bananas, 1 litro da maltodextrina e um gel antes de sair de casa. Tinha deixado tudo pronto na noite anterior, enfim estava na iminência de cumprir 21.097 metros e 50 centímetros!

No local de largada, pura emoção, tinha muitos corredores... certamente mais de mil. O percurso era bastante conhecido por mim, já tinha treinado por aquele trajeto, mas nunca aquele trajeto, jamais tinha corrido a distância da meia, mesmo assim meus treinos deram-me confiança pra crer que podia cumpri-la bem.

O dia estava nublado, ameaçava uma chuva, mas a temperatura estava alta. Com 20 minutos de atraso foi dada a largada, significando que eu ficaria submetido a um sol mais forte. Tentei me manter concentrado no ritmo, não podia me empolgar no início e comprometer a corrida. Com 2,5k o primeiro posto hidratação e só tinha água quente. Foram 8 postos de hidratação ao longo da corrida e só consegui água fria em dois. O pessoal da organização que ficou nos postos pareceu que não tinham sido instruídos para a função, pois havia isopor com gelo, porém eles deixavam muitos copos em cima da mesa esquentando. Também não teve as esponjas prometidas para que os corredores se refrescassem. Quando eu estava com 6,5k os primeiros lugares passaram por mim no sentido oposto (eles deviam está com 14,5k). Fui procurando manter o mesmo ritmo de 6’30. Quando atingi a metade da prova os 10,55k no local do retorno meu relógio marcava 1h09min30s como minha expectativa era fazer em 2h20 estava tudo nos conformes.

O céu foi abrindo e o tempo já não estava mais nublado, mais sim muito ensolarado e muito quente. Depois dos 15k tinha muita gente andando, aos poucos fui passando vários corredores, lembrei do meu sofrimento durante os treinos longos no mesmo horário da prova e o quanto sofri para me adaptar a correr naquele calor. Quando cheguei no 18k fiquei na dúvida se tentava aumentar o ritmo ou só mantinha, embora tivesse me sentindo bem o sol tava muito forte, sentia minha pele queimando, ou seja, literalmente sentia na pele os 20 minutos de atraso, então resolvi só manter o ritmo mesmo. No 20k só pensava em acabar a prova e comemorar, uma subidinha leve no final, passei mais alguns corredores.

Conclui feliz da vida a prova em 2h19. Fiz a segunda metade da prova no mesmo tempo. Estava inteiro, apenas os joelhos doloridos, menos do que em tinha ficado em alguns treinos longos. Sem dúvida foi uma experiência incrível, estou na expectativa das próximas.

Raniere Luna e Silva, corredor de rua e acadêmico de medicina.

Um comentário:

Suedja disse...

Olá professor!
Quando me disseram que você era corredor, não imaginei que levasse o negócio tão a sério, até que li alguns posts e pude perceber que o atletismo já faz parte de sua rotina. Quero, primeiramente, deixar meus parabéns pela conclusão da meia maratona. Nada disso seria possível sem muita força, treino e determinação, o que só lhe traz ainda mais méritos.
Uma vez ouvi dizer que a força de um povo não está nas suas armas, mas na sua vontade. Acho que foi essa sua mensagem, uma "meta" e um "querer" para concretizar o que possa parecer improvável! Finalmente, desejo muita sorte nas suas corridas.
Suedja Márcia