domingo, 16 de novembro de 2008

I Corrida Rústica do SESI - 2008


Já tinha feito um treino no percurso da corrida (à noite) no início do ano, mas não gostei pois as ladeiras tinham uma elevação maior do que 45 graus o que sobrecarrega os joelhos.

Como voltei a treinar regularmente (três vezes por semana) esperava fazer os 10 km em 50 minutos ou menos, mas estou acostumado a fazer este tempo (à tarde) no percurso das corridas que ocorrem na Via Costeira (praia), contudo com a mudança do percurso e o sol forte, não deu para repetir o tempo anterior.

A corrida foi bem difícil, pois o percurso era repleto de ladeiras (do começo ao fim) e o sol estava implacável (a corrida começou às 8 da manhã).

Consegui manter o ritmo nos 5 primeiros quilômetros (1 km = 5`02``; 2 km = 5`13``; 3 km = 4`56``; 4 km = 5`19``; 5 km = 5`00``).

O sexto quilômetro (6`14``) era uma grande ladeira e nos primeiros metros senti a famosa "dor desviada" [dor aguda abaixo da costela, provocada por insuficiência circulatória aguda (excesso de sangue pobre em oxigênio em alguns órgãos) ou cãibras no diafragma por deficiência respiratória (respiração inadequada)] e aí tive que diminuir o ritmo.

No sétimo quilometro senti bastante o calor e para completar a água terminou no último posto de distribuição (5`10``).

Nos outros quilômetros procurei manter o ritmo, sentindo bastante cansaço por conta do sol forte e das subidas que eram constantes no percurso (8 km = 5`37`` e 9 km e 10 km = 10`35``).

Terminei os 10 km em 53`10`` e esta foi à prova que mais senti cansaço após a corrida.

Nenhum comentário: