quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

São Silvestre coroa Clube do Bolinha das ruas no Brasil

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/fk3112200904.htm
Mesmo com mudança no horário, participação feminina deverá ficar em 15%, contra até 45% em corridas nos EUA

Especialistas apontam falta de estrutura para mulheres na famosa prova paulistana; eventos na cidade começam a dar atenção especial a elas

MARIANA LAJOLO
PAULO COBOS
DA REPORTAGEM LOCAL

No Brasil, corrida de rua ainda não é coisa de mulher.
A São Silvestre é só mais uma prova disso. Apesar de um leve aumento na participação feminina depois da unificação dos horários das provas amadoras dos dois sexos, as mulheres devem responder por cerca de apenas 15% dos 20 mil competidores que irão largar hoje na tradicional prova paulistana.
Em outras competições importantes do atletismo de rua nacional, a participação feminina é ainda mais inexpressiva.
Na última Maratona de São Paulo, por exemplo, só 9% dos competidores que completaram a corrida eram mulheres.
Números que ficam bem abaixo dos de outros países. Nas três mais importantes maratonas dos EUA (Boston, Chicago e Nova York), a presença feminina varia de 37% a 45%.
Em São Paulo, houve maioria feminina só em uma prova organizada pelo shopping Iguatemi, com inscrição a R$ 180.
Para Nelson Evêncio, técnico de atletismo, existem explicações para a baixa participação feminina nas provas de rua.
"Mesmo nos treinos, os grupos têm menos mulheres, geralmente 30%. Antes, a São Silvestre não era muito procurada por elas por causa do horário [competiam sob um sol escaldante]. Agora, é porque a prova é muito cheia, elas ficam espremidas, precisam usar o mesmo banheiro que os homens, são atropeladas", diz Evêncio.
O técnico sugere a criação de área de aquecimento e banheiros exclusivos para aumentar o número de mulheres na prova.
Isso já aparece em outras corridas pela cidade, em que é possível encontrar espaços separados para corredoras com sanitários, guarda-volumes e, em alguns casos, até massagem.
Márcia Shiraishi, 47, correu a São Silvestre duas vezes. Agora, entretanto, não quer mais saber da corrida. "O horário era muito ruim, o clima estava muito quente, e agora, com todo mundo junto, temo a bagunça da largada", diz a corredora.
"A estrutura também não é como a de outras provas", afirma ela, que pretende correr a Maratona de Roma em 2010.
José Rubens D'Elia, fisiologista especializado em corrida, dá dica para as mulheres se adaptarem à São Silvestre.
"Em qualquer lugar do mundo, as grandes provas de rua têm pelotões gigantes. Quem tem mais experiência aprende a melhor forma de largar, mas, para quem não tem, eu aconselho chegar três horas antes e procurar um local confortável."
"Quem tem mais sensibilidade pode largar no final. Você vai demorar quase um quilômetro para começar a correr, mas fica mais tranquilo", conclui D'Elia.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Importância da avaliação biomecânica da corrida

Por Instituto Cohen
http://www.ativo.com/Esportes/Pages/Importanciadaavaliacaobiomecanicadacorrida.aspx

Está comprovado que algumas lesões são causadas por erros no gesto esportivo, e aí está a importância da avaliação através de programas específicos

Introdução
A corrida vem se apresentando como uma das modalidades esportivas que mais cresceu nos últimos anos no Brasil, com aumento vertiginoso do número de provas e principalmente dos corredores amadores. Isso se explica devido ao seu baixo custo e conveniência, já que se trata de um esporte independente.

Devido a esse aumento do número de corredores, houve também um grande aumento do número de lesões causadas pela corrida. Apesar dos efeitos benéficos da corrida em relação ao bem estar físico, a taxa de incidência desse esporte é alta.

Estudos demonstram que de 30 a 70% dos corredores profissionais ou amadores sofrerão durante o período de um ano. Dor no joelho, canelite, fratura por stress, síndrome do trato iliotibial e fasciíte plantar são as lesões mais frequentes nos corredores. Entre as causas mais freqüentes relacionadas a essas lesões estão os erros de treinamento, fatores anatômicos, superfícies e calçados inadequados e erros na biomecânica da corrida.

Dentro desse contexto, surge a importância da avaliação biomecânica da corrida, já que está comprovado cientificamente que algumas lesões são causadas por erros durante o gesto esportivo, e a identificação desses erros só é possível com uma avaliação detalhada através de programas específicos. A avaliação da corrida nos permite identificar também o tipo de pisada dos corredores, sendo de grande auxilio na escolha do calçado esportivo ideal e na indicação de palmilhas proprioceptivas.

Como é realizado?
A avaliação biomecânica da corrida é realizada através da filmagem do atleta com utilização de marcadores anatômicos realizando sua corrida na esteira, e posteriormente a análise é realizada pelo fisioterapeuta com a utilização de um software específico para a análise do movimento.

O que é analisado?
Na avaliação biomecânica da corrida, além da análise da pisada, é analisada a angulação de tornozelo, joelho, quadril e inclinação pélvica; posição do tronco; distância do passo e da passada e cadência da corrida.

Quais os objetivos da avaliação?
A avaliação da corrida tem como objetivo identificar e compreender os mecanismos causadores das lesões nos corredores profissionais e amadores; auxiliar na correção da biomecânica da corrida nos corredores iniciantes para evitar lesões futuras e aprimorar a biomecânica da corrida dos corredores profissionais na busca da melhora da performance.

Dessa forma, a análise da corrida aparece como uma ferramenta essencial tanto para aqueles que estão iniciando a corrida e precisam de uma orientação para o calçado adequado e correção do gesto esportivo para prevenção de lesões futuras, assim como para os corredores amadores e profissionais que objetivam a prevenção de lesões e melhora do desempenho esportivo.

Meta para 2010


A meta para 2010 é correr a maratona. A inscrição já foi feita na Maratona do Rio de Janeiro. A prova será dia 18 de julho. Faltam 28 semanas. Já fui ao cardiologista, ao nutricionista e só estou esperando a planilha do educador físico para começar a treinar.

http://www.maratonadorio.com.br/

domingo, 27 de dezembro de 2009

A melhor maneira de descansar

http://runnersworld.abril.com.br/materias/descanso/index.shtml
Está se recuperando de um treino? Levante do sofá hoje para correr melhor amanhã
Por Alyssa Shaffer

Muitos corredores ficam ansiosos pelo dia de descanso, no qual têm a oportunidade de estabelecer novos recordes pessoais com o controle remoto, trocando de canal na televisão. Mas se você quer melhorar seu desempenho, há maneiras melhores de usar o tempo livre. "Você não vai querer correr no seu dia de descanso, que é uma oportunidade para você se recuperar do estresse provocado pelo treinamento", diz Stephen McGregor, PhD, fisiologista do exercício e consultor da equipe de cross-country da Eastern Michigan University. "Mas ficar sem fazer nada não é a melhor opção, a menos que você esteja machucado. Exercícios leves aumentam o fluxo de sangue para os músculos, eliminando os metabolitos que contribuem para a dor e a inflamação".

Pesquisas mostram que a recuperação ativa pode diminuir a intensidade das dores e preparar o atleta para treinos mais difíceis. A revista científica International Journal of Sports Medicine mostrou que ciclistas que fazem exercícios de baixa intensidade e uma massagem, nos dias de descanso, recuperam-se mais rapidamente e têm um desempenho melhor no treino do dia seguinte, comparado a atletas inativos.

Muitos corredores descansam após terem feito a corrida mais longa da semana. Mas Dennis Barker, treinador principal da Team USA Minnesota, afirma que quando estamos nos preparando para um treino desafiador, como uma corrida de 20 milhas, podemos ser beneficiados se não corrermos no dia que antecede esse treino. "Se na sua semana de treinamento você aumentou a milhagem ou fez treinos difíceis, como corrida intervalada, você poderia fazer um treino cruzado fácil no dia anterior à corrida longa", diz Dennis. "Você dará a seus músculos um descanso da corrida e se sentirá mais revigorado. Mas não fique à toa, pois isso poderia fazer você sentir rigidez no corpo, no dia seguinte".

Mexa-se
Pedale, nade, passeie com seu cachorro por 30 minutos. Mas mantenha baixo o nível de intensidade da atividade física: sua frequência cardíaca máxima não deve ultrapassar 50% a 60% e você não deve perder o fôlego. "Em uma escala de 1 a 10, o nível de esforço deve ser de aproximadamente 4", diz Chris Chorak, fisioterapeuta em San Francisco. Mas se você está se preparando para uma corrida longa amanhã, segundo Stephen, você pode aumentar o grau de intensidade (para 6), pois isso lhe dará energia e evitará que você se sinta prostrado e cansado durante a corrida.

Advertência: se você estiver mancando, sentindo dor aguda ou suspeita de que está prestes a sofrer uma lesão, coloque os pés para cima e tire um dia para realmente descansar.

Relaxe
É difícil encaixar uma sessão de alongamento de qualidade quando você corre da pista para o escritório ou para a creche. Então, veja a seguir uma oportunidade de pagar penitência. Depois de ter pedalado ou caminhado, os seus músculos estarão aquecidos; alongue os pontos onde você sente tensão, o que significa, para a maioria dos corredores, os músculos flexores do quadril, quadríceps, tendões da parte posterior da coxa, glúteos e panturrilhas. "O músculo tenso não consegue atingir o nível de desempenho ideal", diz Chris. "Se você estiver sentindo desequilíbrio, ou seja, se um lado do seu corpo tiver menos flexibilidade que o outro, sua passada poderá ser prejudicada e você poderá sofrer uma lesão". Corredores que têm pouco tempo podem desfrutar os benefícios da ioga, que movimenta o corpo ao mesmo tempo em que proporciona um bom alongamento para os músculos. Em um estudo publicado na revista científica British Journal of Sports Medicine mostrou-se que corredores que fazem exercícios de ioga têm aumento no desempenho de corrida .

Alimente-se com inteligência
Um dia de descanso da corrida não é desculpa para devorar um saco de salgadinho. Em vez disso, reponha o estoque de nutrientes que você não tenha consumido em quantidade suficiente durante uma semana de treinamento típica, conforme aconselha Leslie Bonci, nutricionista, especialista em nutrição esportiva e diretora de nutrição esportiva do Centro Médico da University of Pittsburgh. "Muitos corredores têm medo de comer alimentos ricos em fibra nos dias em que correm porque acham que terão dor de barriga; mas a fibra é importante para a saúde digestiva", diz Leslie. "E a proteína geralmente é deixada de lado para dar espaço aos carboidratos, nos dias de treinamento". O menu do dia de descanso de Leslie inclui: cereal integral com leite desnatado e frutas, salada de espinafre com salmão ou frango grelhado e feijão, e fraldinha magra, vegetais e arroz integral. Se você for correr na manhã seguinte, faça um lanchinho (como biscoitos de farinha de trigo integral e um copo de leite semi-desnatado) antes de dormir, para manter o estoque de carboidrato. Além disso, não se esqueça de que seu corpo precisa ser hidratado: consuma líquidos em quantidade suficiente para produzir urina de cor amarelo pálido, aconselha Leslie.

Faça uma massagem
Uma pesquisa mostrou que uma massagem pode reduzir a dor muscular em 30% e, além disso, pode servir como alerta para possíveis lesões. "Geralmente, o massoterapeuta sente pontos de tensão muscular que você talvez não vá perceber; esses pontos são uma dica de que você está com problemas em determinado local", diz Leah Jurek, ultracorredora e massoterapeuta em Seattle. Mas você deve marcar sua sessão de massagem para o dia posterior ao treino difícil, e não antes disso. "Você precisa de cerca de 24 horas para se recuperar da massoterapia", diz Leah. Se nesse momento sua vida está deixando mais do que seus músculos tensos, tente fazer uma auto massagem com um rolo de espuma. Acesse runnersworld.com/foamroller para ver uma sequência de exercícios.

Durma cedo
"Tanto seu cérebro como seu corpo precisam dormir para se recuperar do estresse físico e mental do treinamento", diz o Dr. Chuck Samuels, diretor médico do Centre for Sleep and Human Performance, em Calgary. Durma sete ou nove horas por noite para dar ao corpo tempo suficiente para se recompor e se regenerar, conforme aconselha Chuck.

domingo, 20 de dezembro de 2009

O prazer da endorfina


http://o2porminuto.uol.com.br/scripts/materia/materia_det.asp?idMateria=3558&idCanal=7

Por Fausto Fagioli Fonseca

Entenda os efeitos que a substância liberada durante a corrida provoca no organismo e porque ela torna a atividade física um “vício”

Você já deve ter ouvido que praticar um esporte como a corrida pode ajudar na melhora física e mental. Já deve ter ouvido também que a atividade física dá aquela sensação de bem-estar logo após a sua prática. Isso tudo tem explicação científica. Trata-se da endorfina.

O termo endorfina se origina das palavras endo (interno) e morfina (analgésico), e trata-se de um neuro-hormônio endógeno (produzido pelo próprio corpo), da glândula hipófise. A endorfina traz vários benefícios para o nosso corpo, como aumento de disposição, melhora no sistema imunológico e alívio de dores.

“A endorfina é o que chamamos de neurotrasmissor, ou seja, é uma substância produzida pelo cérebro através do estímulo de exercícios físicos aeróbios, que modula dor e estresse. Regula a utilização de carboidratos como forma de energia, estimulando a queima de gordura corporal como forma de energia”, explica Páblius Staduto Braga da Silva, médico do esporte do Hospital 9 de Julho, que completa.

“Sua liberação através do esporte propicia o aumento da disposição física e mental, dá a sensação de bem-estar, alivia as dores, melhora a resistência física e a tolerância ao esforço fisico, melhora o humor etc”.

A corrida e a endorfina
Por mais cansativo e doloroso que tenha sido o treinamento, ou até mesmo a prova, é comum que os corredores, logo após terminarem o exercício, sintam uma sensação de satisfação, de alegria. Isso também se explica cientificamente.

Um estudo recente da Universidade de Bohn, na Alemanha, analisou o cérebro de 10 corredores antes e depois de uma corrida de duas horas de duração. Imagens captadas da região mostraram áreas ligadas à emoção que foram ativadas por causa da liberação da endorfina. Os participantes da pesquisa relataram ainda que, após o término da atividade, sentiram um aumento de euforia e de bem-estar.

“A corrida ajuda sim na liberação de endorfina, principalmente por ser uma atividade aeróbia, ou seja, de média intensidade e de longa duração. Após 30 minutos de atividade o corpo começa a liberar este hormônio, que está ligado à sensação de prazer por causa da ação cerebral.”, comenta Staduto.

A endorfina vicia?
Depois que começam a correr, muitos atletas dizem que não conseguem mais parar. E ainda vão além, se dizem “viciados” pela atividade. Isso é natural, já que uma vez que o organismo se acostuma com as boas sensações geradas, isso gera uma espécie de dependência, ou seja, o corpo sente falta das substâncias liberadas pelo exercício, como a própria endorfina.

“A prática de atividades promove a liberação dessa substância, que é uma espécie de ´droga natural´. Por ser produzida pelo próprio organismo, a endorfina é benéfica e funciona como um anestésico natural, que diminui a dor após uma determinada carga de exercícios”, afirma Maurício Pires de Albuquerque, psicólogo clínico e esportivo e professor de Psicologia Esportiva do IEFD/UERJ.

“De certa forma, podemos dizer que a endorfina é viciante sim, já que a falta do exercício físico por alguns dias, quando se está em um treinamento, pode levar à sensação de desconforto, mau-humor e cansaço. Prontamente as boas sensações retornam após reiniciar o programa de treinamento. É o ´sentir falta do exercício´”, completa Staduto.

Resultado - Corrida Natalina



WENDELL 00:42:05
CLAUDIO 00:51:42
MARCILHO 00:52:53
SEVERO 00:56:32
EMANUEL 00:56:45
RANIERE 00:59:14
WILSON 01:00:18
VÉCIO 01:00:21
ASSIS 01:00:26
JOÃO 01:08:04
NILSON 01:08:36
GUSTAVO 01:11:59
GIOVANNI 01:14:24

http://www.chiptiming.com.br/v3/resultado_view.php?pCodEvento=983

sábado, 19 de dezembro de 2009

Aquecimento adequado

http://runnersworld.abril.com.br/materias/corpoquente/index.shtml

O aquecimento adequado, feito antes de todo treino ou prova, ajudará você a alcançar seu melhor desempenho

Por Bob Cooper

É fácil ignorar a importância de um bom aquecimento. Afinal, estamos falando apenas da abertura que antecede o verdadeiro evento. Mas se você não fizer ou se apressar em terminar a sequência de exercícios que deve ser feita antes da corrida, poderá ter um desempenho ruim e se machucar. "O aquecimento adequado aumenta as frequências cardíaca e respiratória e o fluxo de sangue para os músculos", diz Ann Alyanak, treinadora na University of Dayton, que conquistou a sétima posição nas provas classificatórias para a Maratona Olímpica Feminina dos Estados Unidos, em 2008. "Além disso, o aquecimento prepara o corpo para a crescente e vigorosa atividade física que você enfrentará em seguida, permitindo um trabalho mais eficiente e reduzindo o risco de lesões, uma vez que o corpo fica mais relaxado".

Quais são os elementos que compõem um bom aquecimento? Essa é uma dúvida comum entre corredores iniciantes. Se você estiver fazendo a mesma sequência de exercícios antes de todas as corridas e competições, já cometeu seu primeiro erro. Não basta pensar apenas no tempo de aquecimento adequado, também é preciso combinar o nível de preparo ao nível de esforço que se pretende realizar. Por exemplo, quanto mais rápido você correr, em um treino ou competição, mais demorado e completo deverá ser o aquecimento. Mas o esforço feito para aquecer não deve ser extenuante a ponto de deixar você esgotado antes mesmo de chegar à linha de partida. Veja a seguir como se preparar para todo tipo de corrida.

Corridas diárias

As corridas fáceis e de ritmo moderado – mesmo as que começam em ritmo lento antes de o atleta ganhar velocidade, como tempo run progressivos – não requerem muito tempo de aquecimento. Ainda assim, você precisa aquecer antes de começar a correr, especialmente se tiver acabado de acordar, se estiver frio ou se você estiver sentindo dores no corpo.

Exercícios de aquecimento: Ande um ou dois quarteirões para relaxar os músculos e as articulações. "Quando você realmente começar a correr, faça isso lenta e gradativamente, até chegar ao seu ritmo de corrida leve habitual", aconselha Ann. "Geralmente, é preciso percorrer aproximadamente 1 quilômetro para aquecer, mas pode ser preciso percorrer uma distância maior se você estiver cansado ou sentindo dor".

Treino de velocidade

Para se preparar para as exigências dos treinos difíceis, como o de velocidade, o ideal é fazer aquecimento por 20 a 40 minutos. Se você tiver feito um aquecimento adequado, conseguirá alcançar seu ritmo alvo logo no início das séries. "A maioria dos corredores faz o aquecimento que antecede o treino de velocidade inadequadamente", afirma Sean Coster, treinador e fisiologista do exercício do Nike Bowerman Athletic Club, em Beaverton, Oregon. Portanto, o corpo não está bem preparado para transportar oxigênio e contrabalançar, de maneira adequada, os subprodutos produzidos pela corrida de velocidade e, por isso, é mais difícil obter energia para correr em ritmo alvo, como explica Coster.

Exercícios de aquecimento: Ande durante dois minutos e, em seguida, faça trote por 15 a 20 minutos, em ritmo no qual você conseguiria manter uma conversa, para aumentar a frequência cardíaca. Relaxe os músculos e, depois, coloque-os para trabalhar com cinco a dez minutos de alongamento dinâmico e séries de exercícios como avanço, pular corda e corrida com elevação dos joelhos. Em seguida, corra 800 metros em nível de esforço moderado (um pouco mais lento que seu ritmo de corrida de 10 km) e faça dois a quatro tiros de corrida de 100 metros. Corredores iniciantes ou os que não dispõem de muito tempo podem eliminar as séries de exercícios e a corrida de 800 metros.

No dia da competição

Com todas as coisas que você precisa fazer antes do início da prova – pegar o número de identificação, ir ao banheiro, conversar com os amigos –, é fácil reduzir o tempo de aquecimento. Mas você precisa de tempo, antes de começar a correr, para preparar o seu corpo para o ritmo da competição. É por isso que Missy Kane recomenda que você chegue com pelo menos uma hora de antecedência ao local da prova. "Assim, você terá tempo para cuidar de tudo, inclusive para fazer aquecimento sossegadamente, sem entrar em pânico", diz Missy.

Exercícios de aquecimento: Termine de resolver tudo que for preciso pelo menos 30 minutos antes do início da prova; depois disso, faça o aquecimento adequado para a distância que você correrá . Comece com um trote leve, faça exercícios de alongamento e, em seguida, alguns tiros de corrida de 100 metros, aumentando a velocidade gradativamente, até chegar ao ritmo de competição.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Natal : Presentes para um corredor

http://runnersworld.abril.com.br/materias/fimdeano/index.shtml

- Corra, de Mário Sérgio Andrade Silva
Preço - R$25,00 (176 págs.) - www.editoraplaneta.com.br
Se a corrida vai fazer parte da sua vida, considere este livro seu guia. O autor começa com informações básicas, esclarece dúvidas frequentes, indica opções de treino e ainda ressalta a importância de itens como avaliação médica e alimentação para os corredores.

- Segredos de um Ultramaratonista, de Valmir Nunes
Preço - R$35,00 (200 págs.) - www.hemus.com.br
Valmir Nunes é o Dean Karnazes brasileiro, nosso principal ultramaratonista. No livro, o atleta santista fala sobre os obstáculos e as superações vivenciadas em seus quase 20 anos de corridas de endurance, entre elas Bad Water (ultra de 240 km no deserto).

- Treine Menos, Corra Mais, de Bill Pierce, Scott Murr e Ray Moss
Preço - R$67,90 (296 págs.) - www.editoragente.com.br
Reduzir o volume e aumentar a qualidade. Essa é a proposta dos autores deste livro, que faz parte do catálogo da RUNNER’S americana. Eles defendem o preparo para uma maratona com três treinos semanais.

- Running the Sahara
Preço - US$14,99 - www.runningthesahara.com.br
O documentário mostra a façanha de três corredores que encararam 7.000 km pelo deserto do Sahara. Também disponível para download no site do projeto por 9,99 dólares.

- Prefontaine – Um Nome sem Limites
Preço - R$41,79 - www.cdpoint.com.br
Filme baseado na história real de um dos grandes mitos do atletismo, o americano Steve Prefontaine.

- The Long Run – A Corrida para a Glória
Preço - R$52,23 - www.cdpoint.com.br
Inspirado em uma história real, um dedicado técnico prepara a atleta Christine para uma das provas mais difíceis do mundo, a Ultramaratona de Comrades (89 km), na África do Sul.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Estudo associa exercícios físicos a maior inteligência

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/saude/sd0512200901.htm

Atividades aeróbicas estimulam o desenvolvimento de neurônios no cérebro

Trabalho avaliou dados de mais de 1 milhão de homens na Suécia; condicionamento cardiovascular foi medido por testes ergométricos

JULLIANE SILVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Exercícios físicos aeróbicos estão associados a uma melhor cognição (capacidade de o cérebro processar informações e cruzá-las, dando respostas a um estímulo) em jovens. É o que mostrou um estudo realizado pela Universidade de Gotemburgo (Suécia) com mais de 1 milhão de homens de 15 a 18 anos e publicado na última edição da "Proceedings of the National Academy of Sciences".
O condicionamento dos avaliados foi aferido por testes ergométricos. Aqueles que apresentavam melhores condições também se saíram melhor em testes de QI, especialmente nas áreas de compreensão verbal e pensamento lógico.
Para excluírem variáveis que pudessem influenciar os resultados, os pesquisadores consideraram o nível educacional dos pais e avaliaram as relações entre irmãos (gêmeos ou não).
"O mérito desse estudo é a informação de que os exercícios aeróbicos podem colocar a pessoa em outro patamar. Imagine se ela sai de um nível mais alto de cognição na juventude: essa reserva poderá adiar a manifestação das perdas cognitivas da terceira idade", afirma o neurologista Li Li Min, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Segundo Min, estudos com animais já apontaram que as atividades alteram a estrutura do cérebro e estimulam o desenvolvimento de novos neurônios, favorecendo a plasticidade cerebral (capacidade de o cérebro se adaptar a situações).
Pesquisas em andamento do Grupo de Neurofisiologia do Exercício da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) também mostram que exercícios aeróbicos elevam os fatores neurotróficos (de crescimento dos neurônios). Isso provoca um aumento no número de neurônios e o contato entre essas células, facilitando a transmissão de informações.
"Não dá para dizer que o indivíduo fica mais inteligente, mas sim que há uma melhora na cognição. Do contrário, todos os atletas profissionais seriam um Einstein", pondera o neurofisiologista Ricardo Mário Arida, professor da Unifesp.
Para os pesquisadores, somente exercícios aeróbicos tiveram relação com melhores resultados em testes cognitivos porque provocam maior oxigenação do cérebro, causada por um melhor condicionamento cardiopulmonar. Atividades de força, como musculação, não demonstraram o mesmo efeito.
Eles também compararam os resultados dos testes ergométricos com as condições socioeconômicas desses homens na meia-idade. Os mais condicionados tiveram mais chances de ter um nível educacional mais alto e empregos melhores.
"Políticas públicas de atividades que melhorem o condicionamento cardiovascular não promovem só a saúde física mas também a saúde mental, cognitiva. O custo é baixíssimo e pode resultar em mais pessoas com melhor nível educacional, buscando profissões melhores", defende Min.

IX Corrida Natalina


A Corrida e Caminhada Natalina, será realizada no dia 19 de dezembro 2009, na cidade de Natal/RN, na distância de 10 km, com a participação de pessoas de ambos os sexos, devidamente inscritas, com qualquer condição climática.

O Evento terá a LARGADA e CHEGADA na Praça Cívica, conforme o percurso detalhado divulgado nos sites do evento com hora prevista para as 16:00h.

PARTICIPAÇÃO E INSCRIÇÃO:

As pessoas interessadas em participar da Corrida deverão inscrever-se através do site evento www.fnatletismo.com.br/corridanatalina/, mediante preenchimento da Ficha de Inscrição no período de 03 até o dia 13 de dezembro de 2009.