domingo, 27 de setembro de 2009

Corra atrás dos benefícios

http://sentirbem.uol.com.br/index.php?modulo=artigos&id=567&tipo=3

Corra atrás dos benefícios

Atualmente, muitas pessoas estão redescobrindo os benefícios da prática de exercícios, como por exemplo: corrida e caminhada. Esse tipo de exercício é denominado "aeróbico", significando que o corpo utiliza o oxigênio para produzir a energia necessária para a realização da atividade.

Como acontece com outros exercícios físicos, no entanto, há alguns cuidados que devem ser respeitados antes de se iniciar a prática sistemática da corrida. A corrida é desaconselhada, por exemplo, para pessoas que tenham problemas de coluna, quadril, joelho e tornozelo. Pessoas muito gordas também não vão sentir prazer com esse tipo de exercício por causa do impacto. Já os cardíacos e recém-infartados que queiram praticar a corrida, devem estar sob permanente acompanhamento médico.

Se você pensa em se exercitar correndo, primeiro você deve considerar todos os aspectos de sua condição física, como idade, estado de saúde e nível de preparo físico. De maneira geral, é sempre aconselhável consultar um médico ou a opinião de um preparador físico antes de começar a se exercitar, principalmente se você já passou dos 35 anos, leva uma vida sedentária há anos e tem histórico de doenças cardíacas e de pressão alta na família. Ajuda muito também ter claro qual o objetivo que se quer alcançar com o exercício para que ele não atrapalhe a sua motivação. "O exercício tem que ser uma coisa prazerosa e não chata", diz Priscilla de Arruda Camargo, especialista em Avaliação e Orientação Física.

Uma vez liberado pelo médico e preparador físico, você pode começar a se preparar. Primeiro de tudo, escolha o melhor lugar e horário. Se for se exercitar ao ar livre, escolha locais planos, tranqüilos e sem obstáculos, para não ter que concorrer com quem está passando. Sem dúvida, os melhores são os clubes e parques (durante o dia), especialmente os que têm pista própria para corrida. Embora também tenham pistas de cooper, algumas avenidas são desaconselhadas por causa do grande movimento de carros e poluição.

Para quem se exercita em casa, utilizando uma esteira, os benefícios são praticamente equivalentes, com a diferença de que na esteira a pessoa não desfruta do ambiente, o que pode ser uma desmotivação, além do impacto, que é um pouco maior.

Quanto ao melhor horário, é mais comum as pessoas fazerem exercícios de manhã cedo ou logo após o trabalho. Pela manhã, a função do exercício é despertar e dar mais energia e disposição para o resto do dia. Já o começo da noite fica para quem prefere mudar de ares e aliviar as tensões acumuladas durante o trabalho. Seja como for, o ideal é marcar a sua corrida para um horário em que seja difícil de aparecer outras coisas que façam com que você cancele ou interrompa o exercício.

O segundo passo é se vestir adequadamente. No caso da corrida, o ideal é que as roupas sejam, acima de tudo, confortáveis e que deixem partes do corpo à mostra para facilitar a transpiração. Não é preciso muita produção. Uma calça e um top de supplex (material parecido com elanca) ou uma simples combinação de calça de malha ou shorts e camiseta são aprovadas pelos especialistas.

Além de não restringir os movimentos, é importante que a roupa seja um pouco mais leve que a temperatura exterior, porque o próprio exercício se encarrega de nos aquecer. No verão, use roupas leves e claras. No inverno, ao contrário, use cores mais escuras e, se estiver muito frio, prefira colocar várias blusas mais leves do que apenas uma ou duas pesadonas. Isso porque dessa forma, você se exercita carregando menos peso e também porque você pode "regular" melhor a temperatura tirando mais ou menos peças conforme você se sentir mais quente e suado. Nunca use roupas de plástico ou borracha para correr, porque elas interferem na evaporação da transpiração pela pele, podendo até causar desmaios. Na cabeça, um gorro (no frio) e um boné (no calor) também são aconselháveis como proteção.

Mas o item mais importante da vestimenta do corredor é mesmo o tênis. As boas lojas oferecem hoje em dia vários modelos específicos para corrida. Nesse caso, segundo Kraft, a escolha deve pender para o que oferecer mais amortecimento na parte do calcanhar, que é a parte do pé que recebe primeiro o impacto do exercício.

Ao preparar o seu próprio programa, lembre-se que sempre se começa com um aquecimento e se termina com um alongamento. Como sugestão de aquecimento, comece andando normalmente, depois levantando os joelhos alternadamente e girando os braços para frente e para trás em círculos por 5 a 10 minutos. No final, para relaxar, diminua progressivamente a velocidade até voltar a andar. Faça isso por mais 5 a 10 minutos depois da corrida alongando pernas, braços, costas e pescoço.Atividades de movimento contínuo, como é o caso da corrida, encurtam a musculatura e por isso é preciso alongar para compensar esse encurtamento.

Para quem está começando agora, o ideal é iniciar apenas caminhando nas duas primeiras semanas, de 20 a 30 minutos por dia, três vezes por semana. A partir da terceira semana, a pessoa pode começar a trotar por 15 minutos, aumentando o tempo de cinco em cinco minutos e a velocidade até começar propriamente a correr.

Lembre-se que uma pessoa que já praticou exercícios regularmente, mas está parada há anos, não tem privilégios sobre quem nunca praticou exercícios na vida. “O único benefício que a pessoa que já praticou exercícios tem é a capacidade de se adaptar mais facilmente, pois o corpo tem uma espécie de memória´", diz Amauri Altieri, fisioterapeuta do esporte e personal trainer.

Para quem já atingiu um bom preparo físico, correr cerca de meia hora todos dias é suficiente para se manter em forma. Depois de 40 minutos de corrida, nosso cérebro libera a substância endorfina, que causa uma sensação agradável e motiva a pessoa a correr cada vez mais podendo até a viciar.

Até se chegar a esse nível de preparo, a maneira mais prática de saber qual é o nosso limite é observar a freqüência cardíaca aplicando a fórmula 220 - idade = freqüência cardíaca máxima de trabalho. O equivalente a 65% a 75% desse valor é o seu limite (por minuto). Depois é só sentir o próprio pulso e verificar se o número de batimentos cardíacos em um minuto estão acima ou abaixo do limite calculado.

Para os mais modernos, há ainda um “aparelho” chamado frequencímetro, uma espécie de reloginho preso no peito por uma fita, que marca a freqüência cardíaca de trabalho. Alguns modelos mais sofisticados do aparelho (e também mais caros) podem até ser acoplados ao computador para que a pessoa possa fazer um acompanhamento progressivo dos dados e até gráficos.

Por último, não se esqueça da hidratação. É importante beber líquido não só depois, mas durante a corrida para não ficar desidratado. E, acima de tudo, é preciso saber ouvir o próprio corpo e os sinais que ele nos dá. Se você se sentir cansado, com dores musculares ou muito ofegante, pare. Se sentir que tem condições de continuar, aumente seu tempo de corrida e assim por diante.

Como caminhar/correr?

· Horário: de preferência no período da manhã até 10:00 h e à tarde após 17:00 h.
· Roupas: use roupas leves, folgadas e de algodão. Evite tecido sintético. O tênis deve estar bem ajustado, macio.
· Local: dê preferência a locais seguros, sem risco de assalto e atropelamentos. Locais pouco poluídos, em áreas verdes de sua comunidade.
· Freqüência: o ideal é ser praticada diariamente.
· Duração: 30 a 60 minutos, não incluindo o aquecimento e a fase do desaquecimento

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Meia Maratona de Natal - RN


http://www.meiamaratonadenatal.com.br/

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Corrida Bompreço - Natal-RN


Inscrições no site :
http://www.corpore.org.br/cws_exibeconteudogeral_2836.asp

Dia Mundial Sem Carro


O dia 22 de setembro marca o Dia Mundial Sem Carro. Implantado pela primeira vez na França, em 1997, o dia foi crescendo pela Europa e chegou ao Brasil.

Nesse ano, mais do que estimular as pessoas a deixarem seus carros em casa durante um só dia, a ideia da campanha é discutir questões como um transporte público mais eficiente, menos poluição no ar, respeito ao pedestre, criação de mais ciclovias, enfim, uma melhor qualidade de vida para a cidade.

Para ver a programação e mais informações, acesse http://diamundialsemcarro.ning.com/ ou
http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/8891

domingo, 13 de setembro de 2009

Corrida Noturna da Paraíba - Circuito das estrelas


http://www2.portalcorreio.com.br/corridanoturna/

Inscrições :
Para se inscrever na corrida o atleta deverá comparecer a um dos pontos de inscrição abaixo até o dia 18 de setembro (horário comercial) e preencher corretamente a Ficha de Inscrição.
Será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 20,00 (vinte reais) por etapa

Pontos de inscrições :
Classificados Correio: Av. Dom Pedro II, s/n - Centro
Auto Club Honda: BR-230, s/n (próximo ao Hospital de Traumas)
Açaí da Praia: Av. João Maurício (Manaíra).

Informações :
1ª Etapa: dia 28 de Setembro
Local: Busto de Tamandaré
19h: Concentração
19h30: Largada
22h: Premiação

Departamento de Marketing do Sistema Correio
(83) 3216-5049 / (83) 3216-5109 – mkt@sistemacorreio.com.br

sábado, 5 de setembro de 2009

LUVA PARA OS PÉS


http://veja.abril.com.br/090909/luva-para-pes-p-112.shtml

Um híbrido de sapatilha e meia de borracha dá a sensação
de correr descalço. E os joelhos, como é que ficam?

Não é exatamente um tênis, mas uma "luva para os pés". Assim o fabricante define o FiveFingers, um híbrido de sapatilha e meia de borracha adotado por um número crescente de corredores nos Estados Unidos e Europa. Como não tem amortecedores, o FiveFingers proporciona a sensação de correr descalço. Coisa de natureba, seu uso vai contra a principal corrente da medicina esportiva - e o marketing dela derivado -, segundo a qual quanto mais acolchoado for o tênis, menor é o dano para as articulações dos joelhos e dos pés. Os defensores do FiveFingers afirmam que o número de contusões se mantém inalterado desde os anos 70, quando os primeiros tênis acolchoados chegaram ao mercado. Para completar, sacam de um estudo australiano que mostra que os calçados esportivos mais modernos aumentam em até 4% o gasto de energia dos corredores. Ou seja, um atleta correndo descalço seria até mais rápido. Há atletas e atletas, claro. Em 1960, durante a Olimpíada de Roma, o etíope Abebe Bikila, considerado o maior maratonista que já existiu, fez história ao bater o recorde mundial correndo descalço. Quatro anos depois, na maratona de Tóquio, calçava tênis (Puma). De novo, bateu o recorde e ganhou o ouro.

O FiveFingers foi lançado pela empresa italiana Vibram, em 2006. Destinava-se inicialmente a velejadores e praticantes de caiaque, mas, em pouco tempo, ganhou os pés de corredores. Em 2007, foi eleito pela Time uma das melhores invenções do ano (o que talvez ajude a explicar a decadência da revista). Hoje, há pelo menos outros dois fabricantes. Um par custa barato: 85 dólares, em média, um terço do preço de um bom tênis. Apesar de o fabricante esgrimir dados em favor da "luva para os pés", médicos e treinadores são cautelosos. Eles até concordam que o total de lesões é o mesmo desde os anos 70. Mas acrescentam que, proporcionalmente, ele é menor, já que aumentou drasticamente a quantidade de pessoas que correm, seja apenas para manter a saúde, seja para competir. "A verdade é que os tênis com amortecedores absorvem o impacto da pisada e ajudam a distribuir a carga de peso para o pé", diz o ortopedista André Pedrinelli, especialista em medicina esportiva. Falta dizer ainda que o FiveFingers é muito feio, convenhamos.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Meia Maratona de Natal-RN

Data Provável : 22/11 !!!

Em planejamento !!!

Proteína para corredor


http://runnersworld.abril.com.br/noticias/proteina-corredor-193463_p.shtml

Muitos corredores se preocupam em consumir carboidratos depois do treino, mas se esquecem das proteínas, que também são importantes para repor as energias. Suplementos especiais e alimentos como ovo, carne bovina, queijo branco e peito de peru são ricos nesse nutriente. Basta usá-los na dose correta.

Quando se pratica exercício, você precisará de mais carboidrato, e, também, mais proteínas. A recomendação para quem não faz atividade física é ingerir de 0,8g a 1,2g de proteína para cada quilo do corpo. Mas se você for um atleta, isso não será suficiente. O número sobe para de 1,2 a 1,6g de proteína por quilo. E mais, estudos recentes apontam que consumir um volume maior de proteína no café da manhã ajuda a prolongar a saciedade ao longo do dia. Elas ainda servem para melhorar o sistema imunológico, facilitar a recuperação muscular (síntese protéica) e também promover uma pele mais bonita e saudável.

Um corredor de 75 quilos, por exemplo, precisará ingerir, por dia, de 75 a 120g de proteína. Uma boa opção é o ovo. Além de ser digerido com rapidez pelo organismo, a clara possui todos os aminoácidos necessários para a recuperação muscular. A única desvantagem é que você terá de comer vários deles.

A nutricionista Gabriella Guerreiro, da Nutri Essencial Consultoria, dá algumas dicas sobre o consumo de proteínas.

De acordo com a nutricionista as proteínas não devem ser consumidas em um período muito próximo ao inicio da atividade (30-45 min antes) por terem uma digestão mais demorada. “Elas podem provocar desconforto estomacal durante o exercício. Após a atividade física (até 30 min depois) também não é o ideal pois a prioridade do organismo será sintetizar glicogênio, neste caso a proteína que deveria ser direcionada para sintetizar a massa muscular será quebrada e sua cadeia carbônica aproveitada na gliconeogenese (formação de glicose) e incorporada ao glicogênio”, diz. Use proteína após o treino, preferencialmente em até duas depois de correr, para favorecer a recuperação e a síntese protéica muscular.

Gabriella indica consumir antes do exercício um lanche leve. “Nessa hora, o carboidrato é a pedida ideal. Sem o glicogênio, o organismo utiliza a proteína da massa magra do corpo como energia, isso gera fadiga e cansaço, além de consumir a massa magra. A proteína deve sern usada quando houver um espaço de pelo menos uma hora e meia entre a alimentação e a atividade física. "Ela é digerida de forma lenta e se não houver tempo para digestão, pode causar mal-estar, atrapalhando o desempenho", aponta Gabriella.

Comer mais proteína do que carboidrato, aumentar a performance na corrida?

A proteína será responsável por suprir menos de 10% da sua necessidade de energia, e somente quando você já está com pouco glicogênio. “Carboidratos e gorduras representam mais de 90% do combustível que você usa quando corre”, avalia Gabriella. “Consumir mais proteínas para ganhar energia é perda de dinheiro. Ela reconstrói os tecidos do corpo, e as enzimas, hormônios, células do sistema imunológico e hemoglobina são produzidas de proteínas."

O fato de em algumas situações a ingestão de proteínas ser maior para atividades de resistência em comparação com as de forca é devido a capacidade oxidativa aumentada nos exercícios aeróbios intensos, nos quais as proteínas possuem papel importante na geração de energia, principalmente os aminoácidos de cadeia ramificada, que são preferencialmente oxidados pelo músculo.

Atenção. Para a nutricionista, dietas ricas em proteínas não proporcionam energia suficiente (e adequada) para a realização de exercícios físicos no seu melhor potencial. "Durante a prática de atividades esportivas o organismo utiliza basicamente gorduras e carboidratos (glicose). Se você abusar de uma dieta rica em proteínas há uma diminuição na performance e diversos metabólicos (substâncias) tóxicos podem estar sendo produzidos. Na ausência de carboidrato o organismo não é capaz de construir músculo, mesmo com ingestão alimentar de proteínas.”

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Corrida da Academia Atlhética

Dia : 12/9
Horário : 16 horas
Local : Petropólis
5 km
Inscrições na Academia Atlhética (até o dia 10/9) : 10,00
Limitada a 300 inscrições.
Medalhas para todos os participantes.
Informações : 3222-9000

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Dica de Blog

Blog Vida Corrida do Wendell - Maratonista.
http://vidacorridarn.blogspot.com/

Corrida Bompreço – Natal Cidade Sustentável


Data: 11 de outubro de 2009 – Domingo
Local: Natal/RN – Via Costeira
Estimativa de Público: 1500 Pessoas
Patrocinador: Wal*Mart (Bompreço)
Realizadores: GFC e CORPORE
Público-alvo: atletas amadores e profissionais de pedestrianismo, admiradores do esporte, e pessoas preocupadas com a qualidade de vida
Local : Via Costeira
10 km e 4 km.
Inscrições no site da CORPORE (Breve): http://www.corpore.org.br