segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Meia Maratona 1´54´´35´´´



A meia começou com alguns minutos de atraso (só pra variar). O número de participantes era razoável (600). Larguei junto com Nivaldo e fomos correndo no mesmo ritmo até o 10 km.

No primeiro km notei que a marcação da quilometragem estava presente apenas no chão (não existiam placas) e para quem não corre com um relógio que tenha GPS, tal sistema de marcação dificulta o acompanhamento do ritmo de prova, pois se você perde a marcação no chão, você perde a referência.

Os dois primeiros km foram no ritmo (1 km = 5´07´´ e 2 km = 5´13´´). O 3 km era uma subida (só existiam duas boas subidas no percurso) e o ritmo caiu um pouco (3km = 5´36´´), mas era uma subida “fácil” de superar. Nos quilômetros seguintes o ritmo foi constante (4km= 5´19´´; 5km=5´00´´; 6km =5´07´´; 7 km=5´05´´; 8km=5´05´´; 9km=5´01´´ e 10km=4´55´´). Terminei os 10 km em 51´28´´.

Nos quilômetros seguintes, dois fatores abalaram meu ritmo de corrida (sol forte e a falta de treino). A meta de terminar a meia em 1h e 50min exigia um grande esforço para superar esses obstáculos e resolvi deixar a meta para uma próxima oportunidade.

Junto com esses dois fatores, não consegui visualizar a marcação da quilometragem no chão o que causou uma quebra de referência, pois não sabia em que ritmo estava correndo. Corri do 11 ao 15 km a 5`25`` em média. No 16 km, visualizei novamente a marcação da quilometragem no início da segunda ladeira da corrida, esta ladeira era bem difícil de superar, bem íngreme, completei o km em 6`26`` (uma queda acentuada no ritmo). No 17 km tentei voltar ao ritmo normal de corrida (5`34``) que mantive por mais dois quilômetros (5`32`` e 5`42``). Nos dois quilômetros finais (5`51`` e 5´59´´), só pensava em cruzar a linha de chegada e terminar a prova. Consegui concluir com 1`54``35``.

Terminei bem. Com o cansaço natural de quem correu os 21 km. A prova foi boa. Quase todo o percurso era plano, mas faltaram placas com a marcação por quilometragem e, além disso, faltou água em alguns postos de hidratação e no final.

Wendell 01:37:01
Francimar 01:39:25
Edmilson 01:43:43
Nivaldo 01:49:51
Flávio 01:50:45
Emanuel 01:54:30
Cláudio 01:58:33
Assis 02:08:15

sábado, 29 de agosto de 2009

Meia Maratona - Preparação


Hoje, estamos partindo para João Pessoa (10 corredores), onde no domingo (30/8), iremos correr a meia maratona. Dos 8 que vão para correr a meia, apenas 1 um deles espera completar a prova acima das duas horas, todos os outros pretendem correr abaixo das 2 horas, e os mais treinados, pretendem correr em 1 e 30 minutos.

Eu faço parte do grupo intermediário (por falta de treino). Infelizmente, não cumpri a planilha de treinos nas últimas semanas, pulei alguns longões, deixei de fazer os tiros, os treinos intervalados, mas tenho duas metas : a) a primeira é terminar abaixo das 2 horas (essa eu pretendo cumprir); b) a segunda meta é concluir a prova em 1 h e 50 min (essa eu não estou tão confiante pela falta de treino, mas quem sabe).

No mais, pretendo terminar bem a prova, sem nenhum esforço exagerado, até porque preciso chegar inteiro à Natal para agüentar a correria da semana. Se for possível, vou cumprir as metas, caso contrário, outras oportunidades virão.

Sete mitos sobre o consumo de água


http://veja.abril.com.br/020909/sete-mitos-consumo-agua-p-124.shtml
Anna Paula Buchalla

O corpo humano é composto de 60% de água. Ela participa de praticamente todos os processos orgânicos: da regulação da temperatura ao bom funcionamento do cérebro e dos músculos.

Por isso hidratar-se – repor a água perdida na urina e na transpiração – é tão vital, como não se cansam de dizer os médicos. Tornou-se comum, no entanto, afirmar que a ingestão de água traz outros benefícios. Diz-se, por exemplo, que ela desintoxica e até ajuda a emagrecer. Ainda não há comprovação científica dessas teses. E, como ressaltam alguns especialistas, ingerir água em excesso pode causar prejuízos ao organismo. VEJA elencou os equívocos mais comuns sobre esse tema.

1 - O que se diz: beber bastante água ajuda a eliminar toxinas do organismo
O que se sabe: a função de filtrar toxinas da corrente sanguínea é dos rins; portanto, a questão aqui é saber se água em grande quantidade melhora a função renal. "A resposta é não", diz a nefrologista Maria Eliza do Amaral Carvalho, do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo. "O fato de uma pessoa ingerir muita água não faz com que seus rins filtrem mais e melhor"

2 - O que se diz: para uma hidratação correta, é preciso ingerir 2 litros de água, ou oito copos, por dia
O que se sabe: a recomendação de 2 litros de água por dia não tem nenhum fundamento científico. E não há prova nenhuma de que a ingestão abundante de água seja benéfica – pelo contrário. "Muita água faz mal ao organismo", diz o nefrologista Elias David-Neto, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Em demasia, ela sobrecarrega os rins e causa a eliminação excessiva de sais minerais, principalmente sódio e potássio, essenciais para o equilíbrio orgânico. Recomenda-se beber líquidos no mesmo volume de calorias consumidas. Para uma dieta de 1 200 calorias, 1,2 litro de água. "Não precisamos de mais água do que a sede solicita", afirma. É preferível tomar pequenas doses ao longo do dia a ingerir uma grande quantidade de uma vez. E deve-se lembrar que os alimentos também ajudam na hidratação

3 - O que se diz: muita água é sinônimo de pele mais bonita e saudável
O que se sabe: "essa tese não faz sentido", escreveu recentemente, num editorial do Journal of the American Society of Nephrology, o médico americano Stanley Goldfarb, um dos principais especialistas no assunto. "A água que se ingere é distribuída para todo o corpo. Apenas uma parte ínfima termina na pele." Somente o contrário é correto: a desidratação faz com que a pele perca o viço

4 - O que se diz: água ajuda a emagrecer
O que se sabe: o melhor seria dizer que água ajuda quem está de dieta, por dois motivos: ela não tem calorias e dá a sensação de saciedade. Alguns copos de água certamente tirarão a fome, mas esse efeito dura muito pouco. "Para quem está de dieta, uma forma melhor de obter água e saciar-se é por meio de frutas e vegetais", diz a nutricionista Suzana Bonumá, de São Paulo

5 - O que se diz: ao praticar exercícios físicos, é preciso beber muita água para recuperar o que foi perdido
O que se sabe: por muito tempo, a recomendação do Colégio Americano de Medicina Esportiva era que os atletas deveriam tomar o máximo possível de líquidos durante o exercício físico para evitar a desidratação. Agora, o que se sabe é que água em excesso provoca a diluição do sódio. É o mineral que ajuda a conduzir os impulsos elétricos para os músculos, inclusive o do coração. A falta de sódio pode deflagrar dor de cabeça, desorientação e até parada respiratória

6 - O que se diz: água com gás hidrata menos e ainda causa celulite
O que se sabe: a água com gás hidrata tanto quanto a sem gás. E isso vale tanto para as naturalmente gaseificadas como para as gaseificadas artificialmente. Nenhuma delas causa celulite. "O que favorece a celulite é o açúcar dos refrigerantes, e não o seu gás", diz o dermatologista Francisco Le Voci

7 - O que se diz: a alta concentração de minérios das águas minerais pode causar pedras nos rins quando seu consumo é frequente
O que se sabe: não existe uma relação direta entre o consumo dessas águas e a calcificação dos sais nos rins. E isso mesmo em regiões onde as águas são mais pesadas, obtidas de fontes ricas em sais de cálcio. Ao contrário, uma quantidade maior de água é indicada a quem tem propensão ao problema

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

A estrada Rio - Santos será percorrida pelos competidores que disputarão a 600K São Paulo - Rio de Janeiro em outubro

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Atletismo/Corrida_de_Rua/0,,MUL1222611-16723,00-PROVA+K+ENTRE+SAO+PAULO+E+RIO+DE+JANEIRO+SERA+REALIZADA+EM+OUTUBRO.html

A principal rodovia escolhida para a prova foi a Rio-Santos. Mas as peculiaridades de cada região serão exploradas e cada trecho, já demarcado, irá exigir habilidades específicas dos corredores, que serão submetidos a corridas em asfalto, terra, praia, subidas, descidas e até a trechos em mata fechada. Nas três noites do evento, as equipes serão alojadas em postos pré-determinados, nos quais se submeterão a avaliações clínicas, irão jantar uma massa e terão toda a estrutura para recuperar as energias. Os postos de descanso serão em São Sebastião, Angra dos Reis e Rio de Janeiro.

A "Corrida SP - RJ, Desafio dos 600K", será disputada por 20 equipes, cada uma com 12 atletas (dez titulares - com o mínimo de três mulheres -, além de um reserva para cada sexo). A prova é destinada a atletas amadores, que não competem profissionalmente há mais de dez anos. Os critérios para as escolhas da equipes já foram definidos.

Serão oito times de São Paulo e quatro do Rio de Janeiro, montados por assessorias esportivas pré-selecionadas dessas cidades. Essas assessorias têm a missão de reunir o maior número de corredores para avaliar os mais capacitados. Em um primeiro momento, apenas para se inscrever no processo seletivo, o parâmetro mínimo para os homens é ter resultados de 10k abaixo de 45 minutos ou meia maratona em pelo menos 1h45m. Para as mulheres, são 10k em 50 minutos ou meia maratona em 1h55m.

Ainda serão montadas mais quatro equipes regionais, que serão escolhidas depois de apurados os resultados de provas que serão realizadas pela empresa que organiza o evento em Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Belo Horizonte. Três equipes receberão convite da organização e a principal patrocinadora do evento também terá seu time inscrito. Até dia 31 de agosto todos os competidores estarão definidos.

- Nós traçamos uma meta de 17 horas de prova por dia. Como esse tempo não poderá ser ultrapassado, criamos esse primeiro corte mínimo para iniciarmos a seleção dos atletas. A prova não é para qualquer um - avisa Paulo Carelli, organizador do evento

Pelas metas estipuladas pela organização, cada equipe percorrerá cerca de 200 km nos três primeiros dias de prova, e no domingo faltarão apenas os últimos 10 km. Já estão demarcados os trechos a serem percorridos e, em média, cada atleta da equipe correrá, cerca de 20 km por dia, entre sexta-feira e sábado.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

750 atletas disputam a 8ª Meia Maratona, no próximo domingo

http://www.iparaiba.com.br/noticias,163849,5,750+atletas+disputam+a+8+meia+maratona+no+proximo+domingo.html

A Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) confirmou a inscrição de 750 atletas para a disputa, no próximo domingo (30) da 8ª Meia Maratona Cidade de João Pessoa. A largada está marcada para às 7h, do Busto de Tamandaré. Segundo o secretário adjunto de Esportes, Ricardo Prado, o percurso e o trajeto sofreram poucas modificações com relação a prova do ano passado, permanecendo com um total de 21.097 quilômetros. A grande novidade é a inclusão da passagem pela Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes.

Os inscritos na disputa vão sair do Busto de Tamandaré em direção ao Hotel Tambaú, subirão pela Avenida Rui Carneiro (sentido centro) e entram na Avenida Epitácio Pessoa, na altura do antigo Posto Free Way. Na Epitácio (sentido praia-centro) fazem o retorno no semáforo em frente ao Royal Trade Center e seguem novamente pela Epitácio Pessoa (sentido centro-praia) até a Localiza, entrando na Avenida Juiz Amaro Bezerra. No final da Juiz Amaro Bezerra entram à direita na Avenida Cairú e imediatamente à esquerda na rua Francisco C. Araújo, pegando o final da Beira-Rio, após o girador do Altiplano. Na Beira-Rio (sentido praia) os atletas entram à direita na Avenida Cabo Branco em direção a Estação Ciência. Na Estação Ciência fazem o retorno e seguem pela Avenida Cabo Branco até o Busto de Tamandaré (chegada)

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Exercício pode viciar amador e profissional

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/saude/sd2108200901.htm

Estudo analisou esportistas de diversas modalidades, como futebol, natação, vôlei, atletismo, judô e ginástica olímpica

Pesquisa da Unifesp avaliou 200 atletas profissionais e 200 amadores; todos faziam atividades físicas ao menos cinco vezes por semana

FERNANDA BASSETTE e JULLIANE SILVEIRA - REPORTAGEM LOCAL

Uma pesquisa do Cepe (Centro de Estudos em Psicobiologia do Exercício) da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) aponta que 28% dos 400 atletas brasileiros avaliados em todo o país são viciados em exercícios físicos.

O estudo ouviu 200 atletas profissionais de elite e 200 praticantes amadores de atividade física -todos com horas de treino semelhantes e uma frequência mínima de atividades de cinco vezes por semana.

Os voluntários responderam a um questionário que abordava tolerância da prática e abstinência na falta de exercícios, o quão importante é a atividade no quadro social do esportista e o quanto o atleta seria capaz de abrir mão da prática esportiva em função de outras atividades.

"Há algumas linhas de pesquisa nessa área, e alguns estudos têm mostrado que atletas com compulsão por exercícios têm sintomas de abstinência semelhantes aos de viciados em outras drogas", afirma o professor de educação física Vladimir Modolo, autor do estudo.

Foram avaliados atletas de diversas modalidades, como futebol, vôlei, atletismo, judô e ginástica olímpica. A maior predominância de dependência foi encontrada entre praticantes de esportes individuais -como corrida, natação, musculação e ginástica olímpica.

"Ainda tentamos avaliar o porquê. A hipótese é que, quando o indivíduo pratica exercício individualmente, há uma cobrança muito maior. No coletivo, a divisão de responsabilidade ameniza o risco", diz.

O vício pode ocorrer por duas vias. A primeira, de origem psicológica, está atrelada a outros distúrbios como anorexia (transtorno alimentar) ou vigorexia (transtorno psiquiátrico do culto ao corpo). Nesse caso, o esportista pode até não sentir prazer ao praticar a atividade física, mas o exercício é a ferramenta para se manter magro ou com o corpo definido.

Outro mecanismo está relacionado às substâncias aumentadas durante o exercício, como as endorfinas e a anadamida, que trazem sensação de euforia, de bem-estar e de analgesia.

"O corpo se acostuma com essas sensações e o organismo sente falta de um dia que a pessoa deixa de fazer o exercício. É um mecanismo de dependência, como acontece com outras drogas", explica o cardiologista José Kawazoe Lazzoli, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte.

É difícil identificar o excesso, já que o ritmo de exercícios varia de acordo com o indivíduo e com os objetivos da prática. "Geralmente, um dos primeiros sinais é deixar de cumprir algum compromisso profissional, familiar ou social. A família tem que estar atenta para identificar a situação", diz Lazzoli.

Nesse caso, é indicado procurar um médico para medir níveis hormonais e marcadores das substâncias aumentadas durante o exercício. Se o vício for diagnosticado, o tratamento deve ser multidisciplinar, com acompanhamento psicológico, uso de medicamentos e ajuste no ritmo de exercícios.

Um treinamento adequado, onde são respeitados o descanso e as variações fisiológicas, ajuda a prevenir o problema.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Melhore sua perfomance com treinamento adequado

http://www.ativo.com/Esportes/Pages/Melhoresuaperformancecomtreinamentoadequado.aspx

Por Felipe Romano. Preparador físico em São Paulo.

Quando começamos a treinar, uma das metas é melhorar os resultados por meio da melhora da performance e para isso é preciso treinamento adequad

Com a chegada do inverno e férias escolares, muitos corredores acabam deixando de lado os treinos, ou pelo frio que faz nessa época do ano ou por ficar mais tempo com os filhos. Mas nada está perdido, pois para aqueles que continuaram treinando, mesmo que menos do que de costume, pode recuperar a forma e também a performance nos treinos.

Quando começamos a treinar, uma das metas é melhorar os resultados por meio da melhora da performance e para isso é preciso treinamento adequado.

Dentro de uma periodização ou sessão de treino é importante que o corredor faça treinos específicos para atingir seu objetivo, um dos treinos mais conhecidos e utilizados para isso, são as sessões de treinos intervalados, que combinam estímulos fracionados e pausas, onde o corredor por meio de intensidades variadas pode alcançar melhores resultados. Um princípio básico para esse tipo de treino é respeitar a individualidade de cada corredor, pois cada um tem sua intensidade de treino.

O treino intervalado pode ser feito de várias maneiras, com tiros curtos e longos. A técnica aqui é introduzir na corrida, curtos ou longos períodos num ritmo mais elevado e mantê-lo por um período de tempo. Reduzir então o seu ritmo da corrida com um trote, até que se recupere, por exemplo, 2’x2’, dois minutos de corrida mais forte, por dois de trote, conhecido como uma pra um. O mesmo tempo do estimulo é dado também para a recuperação. Desta forma você impõe um esforço extra no seu treino habitual que conduzirá a uma melhoria na sua velocidade.

Benefícios
A curto prazo o treinamento intervalado proporciona:
- Aumento da captação de oxigênio;
- Maior tolerância a acidose (acido lático);
- Melhora do gesto motor;
- Redução da freqüência cardíaca e repouso.

Esses benefícios atuam diretamente para uma corrida mais econômica, onde, o custo energético para uma mesma velocidade é diminuído, fazendo com que se pratique o esporte com mais facilidade e melhor performance.

É importante que o corredor não exagere nas sessões de treinos intervalados, pois, ao invés de melhorar a performance, acaba com ela, podendo ate chegar a um overtraining.

Exemplo de treino intervalado

Treino 1 – 20’ sendo: 2’ FO/2’ LE (Aquecer 10’ antes e depois dos tiros)

Treino 2 – 10x400m FO/ 1’ LE (Aquecer 10’ antes e depois dos tiros)

Legenda: duração dos estímulos, por tempo e distancia, considerando o tempo em horas, minutos e segundos 0h0’00’’. FO – forte ritmo que o corredor deve realizar (85% - 90% da FCmax) / LE – leve ou lento, onde o corredor deve fazer a recuperação (65% - 75% da FC max). Treino 1: aquecer 10 minutos, 20 minutos de tiros, 2 minutos forte e recupera dois lento, desaquecer 10 minutos. Treino 2: aquecer 10 minutos e fazer 10 tiros de 400 metros num ritmo forte e em cada tiro descansar 1 minuto lento, desaquecer 10 minutos.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Corrida 10k Natal


Evento: 10K Natal
Dia: 20 de setembro.
Largada: 9h na Praça Cívica (Av. Prudente de Morais, s/n, Petrópolis)
Duração: 9h às 12h
Circuito: 10km e 5km.
Inscrições: de 10 de agosto a 10 de setembro ou até o limite de 2.000 participantes.
Exclusivamente pelo site: www.10knatal.com.br
Taxa de inscrição: R$ 10,00
Categorias: masculina, feminina e deficiente.
Idade dos atletas: Mínimo de 16 anos para circuito 5km e mínimo 18 anos para circuito 10km.
Premiação: Medalhas para todos os participantes; troféus e valores em reais para os primeiros lugares nas categorias masculino e feminino e troféus para as primeiras colocações nas demais categorias.
Kit Atleta: Regata em dry fit, número de peito, chip, água, lanche e guia do maratonista.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Foto e classificação - Carreira Jurídica





WENDELL 19'54
FLAVIO 21'07
EMANUEL 22'53
CLAUDIO 23'57
SEVERINO 23'57
VECIO 27'00
BEATRIZ 30'01
CARLOS OTHON 30'55
GUSTAVO 32'06

domingo, 9 de agosto de 2009

Corrida da Carreira Jurídica

A melhor coisa de ser advogado e corredor é que em todas as provas do calendário de corrida de rua, você é um mero coadjuvante, porém, uma vez por ano, na corrida da carreira jurídica, por ter categorias específicas para advogados, você pode ser o protagonista e conseguir chegar entre os primeiros.

Claro que não corro por medalhas e troféus, sempre costumo presentear os atletas que não conseguem chegar no número limite de medalhas com a minha própria medalha que ganhei na corrida, para estimulá-los, mas, confesso, que subir ao pódio tem uma sensação especial.

A corrida da carreira jurídica é de 5 km e costumo dizer que uma corrida de 5 km é muita correria e pouca corrida, pois você corre em um ritmo acelerado, bem abaixo do ritmo dos 10 km ou da meia e quando você olha para o relógio a corrida já acabou.

Embora esteja me preparando para a meia de João Pessoa (domingo passado fiz um treino de 16 km, em um ritmo constante, com projeção de acabar a meia, naquele ritmo, em 1h e 50 min), tive que abdicar do longão do domingo para participar dessa corrida.

Fiz o 1 km em 4´18´´ e o 2 km em 4´22´´ (corrida de 5 km é sempre com pé embaixo), mas comecei a sentir no km seguinte, o corpo pede para você aumentar (3km = 4´53´´), mas você precisa continuar, pois só faltam 2 km, é uma briga de você com você mesmo, o corpo pedindo para aumentar e você tentando continuar um pouco mais (4´57´´), no último km, a briga continua, mas aí você já está quase lá e tenta utilizar as últimas forças restantes, pois essa é a única prova do ano que você pode ser protagonista, o esforço vale a pena. Acredito que fiz o 5 km em 4´20´´, terminando em 22´52´´, mas não tenho certeza, pois o cansaço era tão grande que nem parei o cronômetro quando passei pela chegada.

Após a chegada, nunca senti isso em nenhuma corrida, minhas pernas travaram, as panturrilhas ficaram tensas e muito doloridas, devido ao acúmulo de ácido lático, por ter corrido acima do ritmo que estava acostumado (estou correndo a 5´20´´ para a meia e correr abaixo disso passa a ser muito desconfortável). Passados mais de 12 horas da corrida a dor persiste, mas vai melhorando aos poucos. Aliás, tem que melhorar, pois tenho que voltar aos treinos da meia !!

E o resultado ?? Bem, fiquei em segundo na minha categoria (entre advogados) e recebi o meu segundo troféu da corrida da OAB.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Programa de TV - Corrida


OxigênioTV é um programa de esporte e qualidade de vida. Com foco em corrida, ciclismo, natação e yoga, tem como objetivo promover cada vez mais o estilo de vida ligado à atividade física. O programa traz, todas as semanas, conteúdo e entretenimento para quem já é praticante e pretende motivar os que ainda não praticam a levantarem do sofá. A cada programa, veremos como o esporte é indispensável tanto para o corpo quanto para a mente. Um programa essencial para quem respira esporte.

Band Sports. Quintas, às 22h30, com reprises às sextas, sábados e domingos.

site: www.oxigeniotv.com.br

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Depoimento - Maratona do Rio de Janeiro 2009


RELATO DE UM MARATONISTA

Pensando que já havia sentindo tudo de bom que a corrida oferece, eis que me aparece a idéia de correr uma MARATONA. Essa idéia surgiu tão forte que logo em seguida já comecei a preparação para encarar os treinos e digo com toda firmeza que o mais difícil não é correr a maratona e sim suportar 16 semanas de treino pesado de segunda a sábado com a finalidade de se obter a resistência física necessária para esse desafio, então a dica básica é seguir rigorosamente sua planilha de treinos. A ansiedade é enorme pois a cada treino um plano é traçado. Para se preparar pra uma maratona você tem quer ser diciplinado (várias vezes saímos pra correr as 03:30 da manhã pra evitar o sol e o transito), aprender a ouvir piadas, tipo, “pra que isso?”, “você vai ficar doido!”. Poucos são aqueles que te incentivam e você vai ter que sacrificar os fins de semana já que os treinos longos são a base da preparação. Você tem que esta FOCADO!!!!

Estratégia montada, treinos concluídos só falta mesmo agora é soar o alarme da largada e pisar no tapete pra ter inicio a tão sonhada maratona, e assim aconteceu, todos aglomerados e felizes sabendo que só faltavam 42 km de prazer, dor, cansaço e satisfação!!!! Tive a oportunidade de correr mais da metade da prova com o amigo Edmilson, veterano e experiente em maratonas, fomos juntos ate o km 32, daí pra frente não consegui mais acompanhá-lo. O belo percurso da prova é diretamente proporcional a sua dificuldade, pois de uma hora pra outra, tudo que parecia estar tudo bem, muda tão depressa que você fica a se perguntar como isso é possível, já que minutos antes tudo corria bem, foi ai que eu percebi o que tinha acontecido neste momento, eu forcei demais num ritmo fora do que eu havia treinado, e faltava tão pouco, mas sabia que se eu não diminuísse o ritmo, não conseguiria terminar a prova. Numa prova longa como esta tem que se trabalhar muito o psicológico e pensar sempre nos km que já foram percorridos e jamais pensar nos km que faltam!!!! Após passar o km 35 percebo que muita gente se arrasta atrás de um objetivo que para muitos não vale a pena tanto esforço e percebo também que está cada vez mais próximo de se entrar no Seleto Grupo de Maratonistas e vejo que tudo valeu a pena, cada gota de suor derramado, cada dor sentida, cada fim de semana “perdido”, mas ainda não acabou, preciso concluir a prova, mas já tenho certeza que o fim esta próximo, mais algumas passadas e BINGO!!! Finalizei minha participação na belíssima Maratona da Cidade do RJ 2009 com um tempo liquido de 03h34min, confesso que o alivio e a satisfação é tão grande que não consegui segurar as lágrimas. PARABÉNS... pra todos... Aproveito este espaço pra agradecer a DEUS por fazer deste sonho uma realidade e ter me dado a força necessária pra encarar este desafio, quero agradecer também a meu pai (Wellington) pelas vezes que nos acompanhou nos longões (de madrugada, de noite, em qualquer horário que eu precisa ele estava ali pra nos dar água e uma palavra de motivação, a meu amigo de treino Nivaldo Pereira (que também concluiu bravamente esta maratona), aos amigos, Flavio, Edmilson e Francimar (todos concluíram com mérito deste evento), a Natal Runner do Prof. Walter Molina que elaborou todo nosso treino e a todos que direta e indiretamente contribuíram pra essa conquista. TUDO É POSSIVEL!!!!!

WENDELL VENTURA

Inscrições - 8.ª Meia Maratona de João Pessoa


As inscrições já foram iniciadas e podem ser feitas em :
a) João Pessoa (Thiago Sports e Secretaria de Esportes);
b)Campina Grande (Thiago Sports);
c) Natal (Thiago Sports - Shopping Midway)

Valor : 25,00 reais
Limite : 1000 atletas.
Período : 29/07 até 24/08.

Junto da Meia-Maratona haverá uma corrida de 10 km e uma caminhada de 5 km, cujas inscrições serão feitas nos locais acima mencionados.

Largada : 7 horas !!!
Entrega dos kits : 28 e 29/8 (das 10 às 20 horas) na Thiago Sports do Shopping Manaíra.
Entrega do chip : 30/8 (dia da corrida) das 05:00 às 06:30

São as informações principais da ficha da inscrição.

domingo, 2 de agosto de 2009

Ganhando a vida correndo

Profissionais se especializam em transformar sedentários em atletas e até em maratonistas
Bruno Vasconcelos // brunovasconcelos.rn@diariosassociados.com.br
http://www.diariodenatal.com.br/2009/08/02/esportes6_0.php

"Tem gente que pensa que para correr basta calçar os tênis e ir para a rua. Mas não é bem assim". A frase do professor Ulisses Alencar resume bem a razão de ser de uma nova categoria profissional que ganha a vida levando bem-estar e qualidade de vida para as pessoas através da corrida. O assessor esportivo surgiu no Brasil ainda neste século e há cerca de quatro anos chegou a Natal. Eles são confundidos com personal trainner, mas garantem que têm função bem diferente dos professores particulares de academia.

Uma assessoria esportiva desenvolve programas de treinamento personalizado para quem procura melhorar a qualidade de vida, condicionamento físico, desempenho esportivo ou simplesmente participar de eventos esportivos, como a 10K Natal, corrida de rua promovida pelo Diário de Natal, que terá largada no dia 20 de setembro. "As assessorias esportivas surgiram para suprir uma lacuna deixada pelas academias, que não tinham esse treino personalizado voltado para a corrida", explica o professor e também assessor esportivo, Walter Molina, que junto com Ulisses Alencar, é pioneiro da categoria em Natal.

De pessoas que querem correr socialmente para perder aquela famigerada barriguinha, até atletas maratonistas: é variado o perfil de quem procura o trabalho do assessor esportista. "Toda corrida tem uma estratégia, uma meta a ser alcançada pelo atleta. Nosso trabalho é baseado na técnica e estratégia que garantem a satisfação de quem escolhe a corrida como esporte. Claro que por trás de nosso trabalho, é preciso todo um suporte de nutricionistas e cardiologistas para nos passar dados dos atletas. Quanto mais dados da pessoa, mas rápido poderemos alcançar a meta desejada", ressalta Molina.

Sobre a preparação para uma corrida de 10 km, como a 10K Natal, o professor afirma que em dois ou, no máximo, três meses é possível preparar uma pessoa, que não seja sedentária, para participar da prova. "E esse atleta vai completar a prova sem sofrimento", destaca.

Esse é o objetivo da jornalista Janaína Amaral, que voltou a correr há quatro meses visando a participação na 10 K Natal, além dos benefícios que a corrida traz. "Me matriculei na academia mas acabava que eu não ia. Comecei a correr no Parque das Dunas e no calçadão de Ponta Negra, mas sempre sozinha. Soube então do grupo de alunas do professor Ulisses e me matriculei para correr com eles", afirma.

Janaína corre atualmente cerca de 7 km pelas ruas de Petrópolis e Tirol com o grupo do professor Ulisses Alencar. Ela espera que até 20 de setembro possa estar correndo os 10 km da corrida do Diário de Natal. "Estou treinando para participar e completar a prova", garante a jornalista.

Quem também vai participar da 10 K Natal é o atleta Nivaldo Pereira, que é assessorado por Walter Molina. Nivaldo precisou de menos de seis meses de treinamento para correr sua primeira maratona, no Rio de Janeiro, e não pensa mais em parar. "Com a corrida perdi cerca de 20 kg e ganhei em qualidade de vida", ressalta.

Depoimento - Meia Maratona das Cataratas


Natal, 02 de julho de 2009, às 03h10min, Aeroporto Internacional Augusto Severo.

Em companhia da minha esposa e do meu filho de cinco anos, eu embarquei com destino à Foz do Iguaçu/PR, local que escolhi para correr a minha primeira meia maratona, a III Meia Maratona das Cataratas.

Antes do embarque um problema, até então eu nunca tinha entrado num avião, o motivo, pânico de voar, mas para correr a prova era necessário enfrentar essa fobia. Tirei de letra. De Natal/RN, conhecida como a cidade do sol, para Foz do Iguaçu, bem fria nessa época do ano, são aproximadamente “3550 quilômetros”. Talvez eu tenha sido o participante proveniente do local mais longínquo.

No percurso um pequeno contratempo, por conta da neblina o aeroporto de Foz ficou mais ou menos 12 horas fechado para pousos e decolagens. O resultado foi de dar pena, o meu filho passou cinco horas dormindo nas “confortáveis” cadeiras do aeroporto de Guarulhos/SP. Mas, na vida nem tudo é tão ruim que não tenha um lado bom, na sala de embarque, enquanto aguardava a conexão, conheci o simpático e prestativo casal de São Vicente Sérgio e Tereza, corredor de rua de meia idade, que também estava na expectativa do embarque rumo à segunda Meia Maratona das Cataratas.

Na chegada em Foz do Iguaçu, por volta das 13h30min, ainda no avião, pude visualizar a beleza da cidade, da hidroelétrica de Itaipu, da Cidade Del Leste, da Ponte da Amizade e dos hotéis que margeiam a rodovia onde é realizada a prova.

No caminho do aeroporto até o hotel, escolhido mediante indicação da revista, o Bella Itália, constatei as inúmeras subidas e descidas do percurso, tudo apontando para uma prova desafiadora.

A cidade de Foz de Iguaçu é um caso à parte, sendo uma verdadeira “Torre de Babel”, onde pessoas das mais diversas nacionalidades, etnias e religiões convivem em harmonia, dando um exemplo de amizade, tolerância e respeito mútuo tão em desuso no mundo atual.

No Hotel Mabu, local da organizada retirada do kit, em meio ao burburinho causado pela presença dos inúmeros corredores, para a minha surpresa e contentamento, tive a alegria de conhecer o Tomaz Lourenço, que estava acompanhado de uma senhora que creio eu ser a sua esposa, ambos extremamente simpáticos e solícitos, ocasião em que tirei uma foto ao seu lado, não podia perder a oportunidade de registrar o encontro, pois, como falei na hora, ele e a Contra Relógio eram os responsáveis pela minha presença na Meia Maratona das Cataratas.

A prova, como bem salientou a Contra Relógio, é única, a largada é realizada ainda ao amanhecer, o percurso possui certo grau de dificuldade com subidas e descidas constantes, desafiando ainda mais o corredor, a organização é impecável e, o gran finale, a visão privilegiada, encantadora e estimulante das Cataratas do Iguaçu recepcionando os corredores para o sprint final.

No meu caso, para abrilhantar ainda mais o evento, a minha torcida organizada, o meu filho de cinco anos, que estava esperando com a minha esposa nas imediações da chegada, entrou na pista nos últimos cem metros, apesar da chuva que caía no momento, e disse: “Pai, vou correr com você até a chegada”. Cruzamos juntos para minha emoção a linha de chegada da III Meia Maratona das Cataratas, em 02h00’25”.

Enfim, quem nunca correu uma meia maratona deve considerar debutar na distância na corrida de 2010, quem já é acostumado deve experimentar essa prova, tanto pelo percurso desafiador, pelo encantamento da chegada ao lado das Cataratas, como pelo prazer de correr dentro do preservado Parque Nacional do Iguaçu, por tudo isso espero, e começo nesse instante a contagem regressiva, correr a IV Meia Maratona das Cataratas em 2010.

(Cláudio é um parceiro de treinos e corridas em Natal).