segunda-feira, 29 de junho de 2009

Resultado - Maratona do Rio de Janeiro


Edmilson : 3 horas e 25 minutos
Francimar : 3 horas e 27 minutos
Wendel : 3 horas e 32 minutos
Flavio : 3 horas e 47 minutos
Nivaldo : 3 horas e 54 minutos

sábado, 27 de junho de 2009

Vídeos - Corrida

Monitoramento do corpo : o que e como devemos monitorar durante as atividades físicas para melhorar a performance.
http://veja.abril.com.br/videos/chegada/monitoramento-corpo-468735.shtml

O corpo e a corrida
http://veja.abril.com.br/videos/chegada/corpo-corrida-400582.shtml

Overtraining
http://veja.abril.com.br/videos/chegada/overtraining-451177.shtml

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Maratona do Rio de Janeiro (Junho/2009)


Dia 28/6 acontecerá à Maratona do Rio de Janeiro. Cinco companheiros (Francimar, Wendel, Nivaldo, Flavio e Edmilson) de corrida vão participar do evento. Infelizmente, não tive tempo de me preparar, pois não dava para abrir mão do trabalho. Todos eles treinaram bem e prometem correr a Maratona em um tempo abaixo das 3:30. Um dia chego lá (na maratona). Neste tempo ? Não garanto.

Running Show (24 a 27 de setembro/2009)


http://www.runningshow.com.br/
Depois de gerar cerca de R$ 15 milhões em volume de negócios, atrair 24 mil visitantes e agregar 98 expositores, com mais de 150 lançamentos de produtos, a Running Show volta a marcar a cidade de São Paulo com novidades em produtos, avanços nas áreas de bem estar e serviços, além da expansão para os setores de Triathlon e Fitness.

“A Running Show, já conhecida por ser uma forte impulsionadora do mercado esportivo, neste ano virá com uma série de novidades para estimular negócios e promover o setor em todos os âmbitos”, afima Sergio Bernardi, diretor da Promotrade, empresa organizadora do evento.

Dentre os dias 24 e 27 de setembro, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, a maior feira de corrida do país vai reunir grande diversidade de expositores que vão desde conceituadas marcas de calçados e vestuário específicas para a prática do esporte, até produtores de alimentos e fabricantes de equipamentos. “Na Running, vamos mostrar que o setor sabe bem como enfrentar a crise”, acrescenta Bernardi, enfatizando que a dimensão da feira neste ano será uma vitrine de como o mercado de corrida e esportes consegue aproveitar o momento e enxergar oportunidades.

O incremento do setor de Triathlon será um dos destaques da edição deste ano. Além do já conhecido Espaço Training, onde os vistantes fazem avaliação física e testam aparelhos de corrida de última geração, a feira também oferecerá o espaço Bike Training, no qual será possível fazer test-drive indoor de bicicletas de diversas marcas utilizando um equipamento que simula uma corrida real. Tanto na bike, quando na esteira, os famosos testes de roupas com tecidos de alta tecnologia continuarão a atrair os visitantes.

Para o setor de Fitness, a Running trará esteiras que simulam as maratonas mais importantes do mundo por meio de imagens virtuais do trajeto. “Ali colocaremos também equipamentos de última geração que podem ser adquiridos para casas, condomínios e academias”, afirma Bernardi.

A curtição das maratonas não pára por aí. Para quem gostou da idéia e pensa em participar das grandes corridas ao redor do mundo, a feira reserva neste ano, a Ilha das Maratonas, um espaço onde uma operadora de viagem mostrará diversas opções de corridas, permitindo que o visitante se increva na hora e reserve seu pacote no próprio local. Esta aproximação com grande público corredor se intensificará ainda com a Primeira Meia Maratona das Pontes de São Paulo, que ocorrerá no último dia da feira, fruto de uma parceria com a Gayotto Marketing Esportivo. Quem se inscrever nesta corrida, entra gratuitamente na feira e nela recebe seu kit de corrida.

No âmbito do bem estar e qualidade de vida, além dos produtos ligados a alimentação saudável, a Running vai abrir espaço para a prática de atividades focadas na promoção da saúde e qualidade de vida. O visitante conhecerá os benefícios do Ioga, do Pilates e ainda poderá tirar suas dúvidas com os especialistas nas palestras e seminários do Running Conference, que abordarão diversos temas sobre a boa prática esportiva, além de orientar os inciantes no esporte.

E para reunir todas estas novidades e delas gerar bons negócios, para esta edição a feira elaborou o Dia do Trade e a Rodada de Negócios, nos quais, por meio de inscrição prévia, os profissionais e empresas terão liberdade para realizarem negociações diretamente com os expositores. “Estas ações colocam também o público profissional, como lojistas de materiais esportivos e proprietários de academias, no centro das atenções da Running conclui Sérgio Bernardi.

sábado, 20 de junho de 2009

Correr é fazer amigos


A possibilidade de juntar os benefícios da atividade aeróbica
à ampliação do círculo de amizades ajuda a explicar o aumento
espetacular no número de grupos de corrida no país

Reportagem : Carolina Romanini
Foto : Lailson Santos

A corrida, dizem os médicos, é um dos melhores exercícios aeróbicos, capaz de prevenir doenças cardiovasculares e melhorar a disposição para as atividades do dia a dia. Para muita gente, correr também se tornou uma forma de fazer novas amizades e alargar o círculo social. Nos grupos de corrida, que em geral se reúnem nos fins de semana em parques, praias e ruas, a conversa sobre o novo tipo de tênis ou de camiseta evolui para outros assuntos. Surgem as afinidades entre os corredores, que muitas vezes passam a se encontrar para outras atividades além do esporte. Para os especialistas em corrida, a socialização é a principal explicação para o aumento espetacular na quantidade de associados a grupos de corrida. Há dez anos, nas principais cidades do país, eles não passavam de 1 000 – hoje, chegam a 100 000. Podem ser vistos nas manhãs dos fins de semana, com suas camisetas exibindo o logotipo da equipe, cruzando alegremente os recantos mais aprazíveis das cidades.

Esses grupos muitas vezes surgem de forma espontânea, entre vizinhos ou nas academias. Nesse caso, cada integrante paga em média 100 reais por mês para ter um treinador atento às suas necessidades de exercício. Outros são atraídos pelas assessorias esportivas, empresas especializadas que oferecem infraestrutura de apoio e treinamentos. Outra forma de encontrar uma turma é procurar clubes de corredores. Eles indicam grupos com o perfil que se deseja e promovem corridas – para participar delas, os preços variam entre 30 e 100 reais. O gaúcho Fernando Andorffy, de 46 anos, auditor da Receita Federal, começou a correr na Equipe do Bira, em Porto Alegre, há quase um ano. Movida pela agitação do grupo, que promove encontros semanais, sua mulher, Helena, também de 46 anos, resolveu se arriscar no esporte. "Nossa vida social mudou desde que meu marido começou a correr. Fizemos novos amigos e resolvi correr com eles também", afirma.

Muitas empresas descobriram que formar grupos de corrida é uma maneira de estimular a integração entre os funcionários e criar um ambiente de trabalho mais prazeroso e eficiente. No Rio de Janeiro, a Chalfin, Goldberg & Vainboim Advogados Associados contratou a assessoria de corrida N-Body com esse objetivo. Segundo a advogada Paula Roberta Rodrigues, 26 anos, que trabalha na empresa, "além de melhorar meu corpo e minha saúde, ao correr com o grupo do escritório tenho a oportunidade de me relacionar com colegas que vão desde o estagiário até o sócio da empresa". Os grupos de corrida deram origem às competições temáticas. Há hoje no país cerca de 600 provas por ano, muitas delas dirigidas a públicos específicos – mulheres, militantes de causas ecológicas, fiéis de igrejas evangélicas e até jovens que frequentam baladas. Nesse caso, as corridas são noturnas e animadas pelo som de DJs. "Acho o máximo participar dessas provas porque em cada uma delas se sente uma energia diferente", diz o paulista José Luis Gracia Lazo, de 27 anos, analista de comércio exterior. "Além disso, elas permitem conhecer gente que gosta das mesmas coisas que você", ele conclui.

O mais novo atrativo para quem quer correr e fazer amigos são as viagens para disputar provas em outros estados ou no exterior. Várias agências de turismo e empresas que organizam corridas oferecem esse tipo de viagem. A Assessoria Conexão Esportes, do treinador José Eduardo Coghi Pompeu, de São Paulo, já levou corredores ao Rio de Janeiro, a Florianópolis e a Punta del Este, no Uruguai. "Corremos para cuidar da saúde e do corpo, mas também adoramos sair dos treinos e partir para uma happy hour para jogar conversa fora", diz o treinador. A corrida de rua em grupos é hoje popular em todas as grandes cidades do mundo, mas, segundo os especialistas em esportes, em nenhum país ela se tornou tão popular quanto no Brasil. A explicação para isso estaria no clima, sem temperaturas rigorosas nem neve, o que permite a prática do esporte o ano todo. Para o paulista David Cytrynowicz, presidente da Corpore, associação de corredores especializada na organização de corridas de rua, "os brasileiros estão cada vez mais ansiosos para sair do ambiente fechado das academias, correr ao ar livre e conhecer gente nova".

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Dia de treino merece atenção profissional - Campeão do atletismo ensina como se preparar


http://msn.minhavida.com.br/materias/esporte/Dia+de+treino+merece+atencao+profissional.mv

Ele é campeão da maratona de São Paulo e integrante da seleção brasileira de campeonatos mundiais de meia maratona. Um profissional do atletismo que bate recorde quando o assunto é treino. São 12 sessões por semana, divididas em grupos de uma ou três horas de atividade. No domingo, soma 40 minutos. "Eu adoro treinar e penso nisso todos os dias. Não adianta dormir mal, não se alimentar, e ainda querer enfrentar um dia puxado de exercícios", afirma o atleta José Telles.

Para manter a saúde e ficar em forma, você não precisa de um ritmo tão pesado quanto o do maratonista. Mas conhecer as dicas dele, sem dúvida, ajuda a obter mais resultados com a prática de exercícios físicos. Confira!

Em um dia comum de treino, que horas você acorda?
Levanto cedo para enfrentar o dia com ainda mais disposição. No máximo 7 horas da manhã, já estou de pé.

Quantas horas você precisa dormir para se sentir bem?
Cada um precisa estar atento com suas necessidades. Como meu sono é bem regulado, durmo apenas 8 horas e fico disposto o resto do dia, mesmo com os treinamentos.

Quantas vezes por semana você treina?
Faço 12 sessões de treinos por semana. Divido isso de segunda a sábado, treinando um período da manhã e outro à tarde. No domingo, faço uma espécie de aquecimento, com um treino curto de 40 minutos.

O treino muda quando há uma competição chegando?
Quando chego próximo a uma competição, reduzo a quantidade diária de treinos. Isso acontece para que meu corpo descanse e fique mais preparado para o dia da competição.

O calçado e a roupa favorecem o treinamento?
Claro. O calçado errado, por exemplo, pode proporcionar uma lesão séria em algum músculo ou tendão. É sempre importante pensar na roupa e nos acessórios que precisamos utilizar para cada tipo de treino.

Qual a importância do treino diário para você?
O treino é o responsável por cada uma das minhas medalhas. Sem ele eu não chegaria em lugar algum. Mas não devemos esquecer que todo tipo de treinamento precisa respeitar os limites do seu corpo.

Como é sua primeira refeição do dia?
Meu café da manhã se resume basicamente em café com leite, pão, queijo branco e frutas. Faço tudo para manter uma alimentação balanceada. Que colabore com meu bom desempenho durante o treino.

Você toma algum suplemento especial?
Sim, os suplementos servem para colaborar com o meu organismo, já que meu esforço físico é bem grande. Hoje uso suplementos polivitaminicos e também o carboidratos em pó e gel, que colaboram com meu nível energético.

Como seu treino é dividido?
Todo treinamento começa com alongamentos, no meu caso não é diferente. Já o dia-a-dia é um pouco variado. Depende do ponto que estou precisando melhorar. Mas, basicamente, meus treinos são divididos em versões mais curtas de corrida e exercícios e versões longas de corrida.

Você toma algo além de água mineral enquanto treina?
Sim, sempre procuro caprichar na hidratação. Faço isso com muita água mineral e com suplementos que ajudam nessa função, como carboidratos líquidos e em gel.

Existe alguma concentração especial durante o treino?
Nada de muito especial. No meu caso eu procuro concentrar todas as energias na competição que estou focando. Penso sempre no que estou almejando.

Como você faz para não passar dos limites?
Meu treinador me ajuda nessa missão. Mas, no fundo, acredito que todos nós sabemos onde estão nossos limites. Também sabemos que passar deles pode proporcionar grandes problemas.

Dores são comuns depois de um dia de treino intenso?
Sim, depois de treinos um pouco mais fortes as dores são bastante comuns.

E seu almoço, como acontece? É especial? Tem acompanhamento de alguma nutricionista?
Meu almoço é composto de uma base de carboidrato, muitas proteínas e sais minerais. Eu mesmo controlo a quantidade.

Em dias quentes demais, acontece alguma modificação no seu treino?
Não muitas. Procuro me proteger dos raios de sol, capricho na proteção solar e me hidrato mais.

Se por algum motivo, você não treina no horário habitual, você repõe o treino perdido? Como isso funciona?
Eu nunca precisei faltar em um treino. Me dedico inteiramente a minha rotina profissional. Mas, se caso acontecer, precisarei repor sim.

Qual a importância de um bom treinador para você?
O treinador é fundamental em todos os meus treinos. Ele mostra os pontos onde preciso melhorar, me estimula e me ajuda a seguir em frente.

A rotina de treinos atrapalha sua vida pessoal?
Não. Me dedico ao esporte e tenho horários para isso. Por isso posso afirmar que uma rotina de treinos não atrapalha a vida pessoal. É como um trabalho comum. Dá para conciliar facilmente se você tem força de vontade.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Corrida Soldado do Fogo (Bombeiros)


As inscrições serão do dia 08 a 26 de Junho de 2009, das 8:30 às 12:00 e 14:00 às 17:00h, no Corpo de Bombeiros Militar do RN -Av. Alexandrino de Alencar, 908, L. Seca, NatallRN.

INSCRIÇÃO: 2 kg de alimentos não perecíveis - Limite de participantes: 500

PERCURSO: 6,5 km(CBMRN -Av. Alexandrino de Alencar, Av. Prud. de Morais, Av. Capo MorGouveia, Av. Jaguarari, chegada CBMRN).

Data da Prova - Sábado dia 04 de Julho de 2009 às 16:00h CBMRN.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Fotos - Corrida do GAC


Fiz a inscrição, mas infelizmente não pude comparecer. Foi uma corrida com muita chuva, deve ter sido mais agradável do que encarar o sol forte.